IVV

Comércio Internacional de Vinho – 1.º Semestre 2021

No período de janeiro a junho de 2021 foram exportados 162 milhões de litros de vinho no valor de 365 milhões de euros.

O mês de junho de 2021 registou à semelhança do mês de maio, um comportamento positivo para as exportações nacionais em volume, valor e preço médio concluindo-se o mês com +7%, +14% e +6,5% respetivamente.

Para este impacto positivo, a contribuição mais significativa foi a dos mercados dos França, estados Unidos Reino unido e Brasil que apresentam crescimentos em valor e preço médio, à exceção de França que apresenta um ligeiro decréscimo no preço médio.

De salientar ainda o desempenho no mercado do Canadá, Países Baixos que registam crescimento nas vendas em volume e valor e com estabilização do preço médio.

França, Estados Unidos, Reino Unido1, Brasil e Alemanha países que estão no Top 5 dos nossos mercados alvo apresentam em maio de 2021, apresentam o seguinte comportamento:

  • França: Aumento em volume (+5,4%), valor (+1,8%) e quebra no preço médio (-3,4%)
  • Estados Unidos: Quebra em volume (-9,8%) e crescimento em valor (+19,2%) e preço médio (+32,2%)
  • Reino Unido: Quebra em volume (-4,2%) e crescimento em valor (+13,2%) e preço médio (+18,2%)
  • Brasil: Aumento em volume (+25,3%), valor (+38,9%) e preço médio (+10,8%)
  • Alemanha: Quebra em volume (-10,7%) e valor (-9,3%) e uma ligeira subida do preço médio (+1,5%)

O Canadá que estava no top 5 no mês de maio, está em junho em 7.º lugar registando crescimento em volume (+23,1%), e valor (+22,4%%) e um ligeiro decréscimo no preço médio (-0,6%)

De destacar o desempenho das exportações do vinho certificado no mês de junho de 2021 (em comparação com o mês de junho de 2020), embora o vinho com DO apresente um crescimento, face ao período homólogo inferior ao registado no mês de maio. Assim o vinho certificado, no mês de junho, registou um aumento em volume de 16% (vinho DO de 8,5%, vinho IG de 25,6%), em valor de 12,7% (vinho DO de +7,3 %, vinho IG de +20,8%), o que se traduziu numa quebra do preço médio de -2,8% (vinho DO -1,2 %, vinho com IG -3,9%).

As exportações de vinho certificado para países terceiros representam em junho de 2021, cerca de 53% e 61% do volume e valor total das expedições / exportações de vinho certificado, respetivamente, e com um preço médio (2,95 €/l) superior ao verificado nos países comunitários (2,80 €/l)

As vendas de vinho certificado representam face aos totais Expedidos / Exportados no mês de junho de 2021 (face a junho de 2020):

  • Mercados Comunitários – Aumento em volume (+33,1%) e valor (+17%) e diminuição do preço médio (-12,1%)
  • Países Terceiros – Aumento em volume (+4%), valor (+10,2%) e preço médio (+5,9%)

O Vinho do Porto regista um bom comportamento no mês de junho de 2021 com crescimentos em volume (+27%), em valor (+38,7%) e em preço médio (+9,1%).

Quanto ao vinho tranquilo não certificado (ex-mesa), que representa em junho de 2021, 32% e 16 % dos volume e valor total expedido / exportado, respetivamente, regista quebra em volume (-11,4), valor (-16,7%) e preço médio (-6%).

O período de janeiro a junho de 2021 (em comparação com o período de janeiro a junho de 2020), apresenta um crescimento superior ao verificado no mês de junho:

  • +14,5% em volume, +19,3% em valor e + 4,2% no preço médio.
  • As expedições para o mercado comunitário apresentam um crescimento em volume (+14,6%), em valor (+19%) e preço médio (+3,8%).
  • As exportações para países terceiros apresentam um crescimento em volume (+14,4%), em valor (+19,6%) e preço médio (+4,6%).

A exportação do vinho certificado (vinho com DO e IG), registou um aumento em volume de 20,6 % (vinho DO de +18,7%, vinho IG de +22,7%), e em valor de 20,4% (vinho DO de +21,2%, vinho IG de +19,4%), e uma ligeira quebra no preço médio de 0,1% (vinho com DO de +2,1%, vinho com IG de -2,7%).

O TOP 5, em valor no período janeiro a junho, dos mercados de destino da exportação de vinho nacional são França, EUA, Reino Unido, Brasil e Alemanha

  • O mercado francês que no período em causa volta a liderar esta tabela, apresenta um acréscimo em volume (+11,9%) e em valor (+14,4%) que se traduz num acréscimo do preço médio de +2,2%.
  • Os Estados Unidos passam novamente para 2.º lugar da tabela, apresentando crescimentos em volume (+17%) e valor (+22,2%) e preço médio (-+4,5%)
  • Destaca-se o desempenho das exportações de vinho nacional para o Reino Unido e Alemanha que neste período registaram aumentos em volume, valor e preço médio.
  • As exportações para o Brasil apesar do bom desempenho em volume (+46,2%) e valor (42,3%) registam uma quebra no preço médio de -2,7% o que pode ser justificado pelo crescimento da exportação de vinho (ex-mesa) na ordem dos +52,7% em volume e 39% em valor, o que se traduz numa quebra do preço médio de 9%.

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