porca

Bolsa do Porco – Semana 33/2021 – Manutenção

MERCADO EUROPEU

Terceira semana consecutiva de manutenção em Portugal, resistindo a nova descida em Espanha, a única bolsa que está desde o início do verão em contínua descida para tentar colocar-se ao nível das restantes bolsas europeias. Acontece que, quando o preço de Espanha se aproxima do preço das restantes bolsas, volta a haver forte descida porque o consumo interno é fraco e nenhum país grande produtor pode perder a sua competitividade interna.

Foi isso que aconteceu esta semana com a Alemanha a refletir a quebra no volume de abates, situação que se pode inverter na entrada em setembro pelo final do período de férias, mas só mesmo por isso porque a situação de mercado continua a mesma das últimas semanas: fraco consumo interno e fracas vendas ao exterior.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 34/2021 (23/08 a 27/08): Espanha 1,24; França 1,20; Alemanha 1,01; Holanda 1,03; Bélgica 1,06; Dinamarca 1,08.

Tendência Geral:

Talvez seja boa ideia começar a desviar as atenções da China. Os relatos (sempre pouco fiáveis) apontam para um efetivo quase ao nível pré-PSA e os grandes exportadores já tentam encontrar alternativas para setembro.

Também em Portugal se sentiu o reflexo da contração da China com junho a ser o pior mês de vendas em 12 meses.

Esta circunstância de mercado não se vive só na Europa. Os Estados Unidos baixaram a sua venda de carne à China em 33% entre janeiro e maio, mas subiram a venda de subprodutos em 15%. Assim se caracteriza por agora o mercado chinês.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: