Inventa International divulga Barómetro 2021 “Marcas Made in Portugal”

Com vista a acompanhar a evolução do uso da proteção de marcas por titulares portugueses, a nível nacional e internacional, a Inventa International lança o “Barómetro Inventa 2021 – Marcas Made in Portugal”: uma compilação de indicadores sobre os últimos 20 anos e uma comparação entre 2019 vs. 2020, onde se destacam também os principais titulares de marcas nacionais, jurisdições de interesse e setores relevantes.

Inventa International preparou uma compilação de indicadores relacionados com a evolução do uso da proteção de marcas por titulares portugueses entre os anos 2001 e 2020 (últimos 20 anos), destacando os principais titulares de marcas nacionais, jurisdições de interesse e setores relevantes, a nível nacional e internacional.

Da autoria de Tiago Reis Nobre e Vítor Palmela Fidalgo, o barómetro encontra-se dividido em três temas principais:

1. Análise dos últimos 20 anos (2001 – 2020)

2. Portugal: 2019 vs. 2020

3. Marcas portuguesas pelo mundo (2019 vs. 2020)

Ao longo do barómetro é feita uma comparação com os 28 países da União Europeia até à data de 2020 (onde se inclui o Reino Unido), de forma a entender a posição de Portugal face aos restantes Estados-membros relativamente aos pedidos de marcas nacionais e respetiva internacionalização.

Com um volume de 20% de marcas portuguesas requeridas a nível internacional (sendo a média europeia de 46%), os dados revelam que Portugal ainda tem um longo caminho pela frente no que diz respeito à internacionalização das suas marcas.

No período de 2020, os portugueses deram uma resposta bastante positiva à pandemia provocada pela Covid-19, tendo alcançado um volume de pedidos de marcas nacionais de 21.471. Um número surpreendente, principalmente se equipararmos com as cerca de 21.627 marcas requeridas em 2019. Ainda no indicador Portugal: 2019 vs. 2020 encontram-se os titulares portugueses com mais pedidos de marca submetidos, como a Universidade de Aveiro, SIC, Sociedade Portuguesa de Futebol, Porto Editora ou Caixa Geral de Depósitos, entre outros.

O objetivo deste estudo é essencialmente analisar as marcas portuguesas em Portugal e no mundo para demonstrar a pegada lusa e retirar indicadores que sejam importantes para identificar tendências e oportunidades estratégicas para as marcas, a nível nacional e internacional. O estudo inclui ainda as dez marcas portuguesas mais antigas em Portugal, onde se encontra a conhecida Quinta da Roêda, e as dez marcas portuguesas mais antigas no mundo, submetidas por titulares portugueses e que ainda se encontram válidas, onde se destaca Sogrape Vinhos, S.A. em 1876.

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Inventa International divulga Barómetro 2020 “Patentes Made in Portugal”


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