Em todas as edições da Agroglobal é impressionante o ritmo de construção desta “cidade da agricultura”.
Centenas de empresas e de pessoas focadas no seu trabalho e coordenadas por uma “mão invisível” fazem obra em tempo record.
Não será possível transportarmos este ritmo para a construção de um país agrícola, ainda melhor, que queremos e podemos ser?
Vamos a isso! O “tiro de partida” poderá ser na Agroglobal 2021.
Conversas Agroglobal – João Lé | The Navigator Company
“A falta de eficiência produtiva torna a madeira de eucalipto da Península Ibérica a mais cara do Mundo”. Quem o afirma, é João Lé, da The Navigator Company. Para o administrador executivo desta empresa nacional “só através de um aumento de produtividade é possível passarmos de uma disponibilidade anual de 8 milhões de metros cúbicos de madeira de eucalipto para 10 milhões, reduzindo deste modo grande parte das importações da indústria”. Nesta conversa, abordamos ainda a nova estratégia florestal europeia para 2030 que necessita de “mais coerência” entre as várias políticas para o setor florestal, o financiamento de 615 milhões de euros para a floresta contemplados no Plano de Recuperação e Resiliência e o compromisso da The Navigator Company em alcançar a neutralidade carbónica, em 2035, nas suas fábricas, cerca de 15 anos antes das metas estabelecidas pela União Europeia.
Conversas Agroglobal – Bernardo Gouvea | Instituto da Vinha e do Vinho
O Instituto da Vinha e da Vinho (IVV) participa na Agroglobal com um stand localizado na área de exposição do vinho, onde também estarão presentes as CVRs e a Cité du Vin de Bordéus. Bernardo Gouvea, presidente do IVV, destaca a excelente performance das exportações nacionais de vinho no primeiro semestre de 2021, com um crescimento de 19% em valor, contrastando com a quebra de 4,8% nas vendas no mercado nacional, onde os vinhos de gama alta e os vinhos não certificados foram os mais afetados. O presidente do IVV revela ainda as linhas mestras do Plano Estratégico Nacional para o setor do vinho, a incluir no PEPAC-Plano Estratégico da PAC pós 2023.
Conversas Agroglobal – António Figueira | Irricampo
A Irricampo apresenta na Agroglobal a nova plataforma Valley 365, que permite ao agricultor aceder num só local de forma agregada, via smartphone ou PC, a diversas informações de campo obtidas através dos mais variados sensores, estações meteorológicas, dados de colheita de ceifeiras e imagens NDVI, facilitando a análise e gestão de dados e o planeamento de grande parte das operações agrícolas, incluindo a rega, e permitindo assim uma maior precisão desta. Prestes a celebrar o seu 40º aniversário, em 2022, a Irricampo baseia o sucesso do negócio na qualidade dos sistemas de rega que instala, no capital humano, na fiabilidade e robustez da empresa e na confiança que transmite ao seus clientes. Nesta conversa Agroglobal, António Figueira, diretor comercial da Irricampo, fala ainda sobre o futuro do regadio em Portugal na próxima década.
Conversas Agroglobal – Madalena Miguel | Nufarm
«A nossa presença na Agroglobal é uma plataforma 360º para mostrar a clientes e fornecedores o trabalho do ano agrícola e para projetar o futuro», afirma Madalena Miguel, Country Manager Portugal da Nufarm. A empresa comemora 20 anos no mercado português e vai aproveitar a presença na Agroglobal para lançar a sua Estratégia 3.1, onde está incluído o conceito de solução técnica, ou seja, produtos tecnológicos que visam reduzir a quantidade de substância ativa nas culturas e no meio ambiente, com elevada performance.
Conversas Agroglobal – Rui Correia | Petroibérica
A Petroibérica vai lançar na Agroglobal o gasóleo agrícola Extreme, um combustível aditivado que garante uma melhor performance, maior rendimento e máxima proteção dos motores. A empresa portuguesa disponibiliza ainda aos agricultores 10 centros de distribuição de combustível para o setor agrícola de Norte a Sul do país, assim como a possibilidade de instalação de depósitos ou estações de abastecimento para consumo próprio nas explorações agrícolas.
Conversas Agroglobal – Arnaldo Sapinho | Moviter
O Grupo Movicortes vai estar presente na Agroglobal com três stands: um dedicado aos tratores da marca Massey Ferguson, um segundo para os tratores das marcas Hürlimann, Eseki e LS Tactor e um terceiro com equipamentos florestais das marcas Hitachi, Varata (grupo John Deere), Avant e Doppstadt. Entre as diversas novidades a apresentar e experimentar na feira destacam-se os tratores Massey Ferguson para campo aberto dos modelos MF5S e MF8S; o trator modelo XB125 da Hürlimann, com potências de 95 a 126 cv; um corta-relva do fabricante japonês Eseki e a nova gama stage 5 de tratores compactos sul-coreanos da LS Tactor, com motorizações de 25 a 60 cv. Na área florestal, os destaques vão para o pré-triturador de raízes Inventor 6 do fabricante alemão Doppstadt, alimentado por uma escavadora de rodas Hitachi, uma dupla que fará demonstrações nos três dias da Agroglobal, revela Arnaldo Sapinho, administrador da Moviter, empresa do grupo Movicortes.
Conversas Agroglobal – Luís Ventura | Grupo Auto Júlio
Um carregador de uso doméstico que permita uma melhor gestão do carregamento das baterias dos veículos elétricos é a grande novidade que o Grupo Auto Júlio vai dar a conhecer aos visitantes da Agroglobal. Este equipamento, que resulta da sinergia entre várias empresas do grupo nacional, visa reforçar a aposta feita nos últimos anos no ramo dos carros de propulsão exclusivamente elétrica.
Conversas Agroglobal – Juvenal Martins | STIHL
A STIHL vai apresentar na Agroglobal uma novidade mundial: o sistema de correntes de corte para motosserras profissionais. Este sistema de nome HEXA, distingue-se pelo elevado desempenho, cerca de 12% superior aos outros modelos da marca alemã, assim como pela facilidade de manutenção, mais concretamente, na afiação. Quanto ao futuro, a substituição das ferramentas portáteis motorizadas a gasolina por produtos a bateria é uma tendência que veio para ficar.