Verão de 2021 normal na temperatura e seco na precipitação
2021-09-27 (IPMA)
O verão de 2021 foi o mais quente de sempre na Europa.
O valor médio da temperatura média de junho a agosto para a Europa foi 1.42 °C acima do valor normal 1981-2010 (Fig. 1). Verificaram-se valores mais altos que média na maior parte do sul e leste da Europa, enquanto nas regiões a norte e oeste da Europa, os valores foram em geral inferiores à média.
Em relação à precipitação na Europa o verão (junho a agosto) foi marcado por condições mais húmidas do que a média na Europa central onde ocorreram várias situações de cheias e, por outro lado, verificaram-se condições mais secas do que a média nos países do sul e nordeste da Europa.
Em Portugal continental o verão de 2021, classificou-se normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação (Fig. 2).
O valor médio da temperatura média do ar, 21.19 °C, foi muito próximo do valor normal 1971-2000 com um desvio de -0.06 °C.
O valor médio da temperatura mínima do ar, 14.25 °C, foi 0.62 °C inferior ao valor normal, sendo o 2º valor mais baixo desde 2000; o valor médio da temperatura máxima, 28.13 °C foi superior ao valor normal em 0.50.°C.
Durante os 3 meses de verão destaca-se o mês de julho com valores de temperatura média do ar inferiores ao valor normal. Em junho foi próximo do valor normal e em agosto foi superior. De referir ainda que durante o verão e em particular no mês de agosto as regiões da faixa costeira do Norte e Centro não apresentaram valores de temperatura muito elevados devido à persistência de dias com nebulosidade baixa e neblina ou nevoeiro em especial durante a madrugada e até meio da manhã.
O total da quantidade de precipitação ocorrida nos meses de junho a agosto, 38.3 mm, corresponde a cerca de 64 % do valor médio. Durante o verão, os 3 meses apresentaram valores inferiores à média.
Imagens associadas
O artigo foi publicado originalmente em IPMA.
Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.