Projeto iniciado em 1 de Setembro e desenvolvido em consórcio pela Symington Family Estates, Vinhos, S.A. (entidade líder), Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV).
A produção de Vinho do Porto requer a adição de aguardente para efetuar a paragem de fermentação.
A aprovação e seleção das aguardentes é atualmente realizada com base em alguns indicadores analíticos e em avaliação sensorial. No entanto, os produtores de Vinhos do Porto gostariam de dispor de um conjunto mais alargado de critérios objetivos para poder selecionar as aguardentes em função do tipo de vinho a ser produzido.
Neste contexto, o projeto tem por objetivo geral o desenvolvimento e posterior comercialização de uma nova gama de vinhos do Porto, Pure Port, específica para “Cocktail”, tendo por base um método analítico inovador de caracterização e seleção de aguardentes vínicas.
Para tal pretende-se:
- Caracterizar/mapear os perfis de compostos voláteis das aguardentes comerciais;
- Desenvolver uma ferramenta analítica, robusta e rápida, com capacidade preditiva, de modo a ser
facilmente implementada em contexto industrial, resultante da combinação dos resultados analíticos com a informação da análise sensorial, com recurso a métodos estatísticos; - Selecionar as aguardentes com qualidade superior para cada tipo/estilo de vinho pretendido;
- Desenvolver uma nova gama de vinho do Porto com destino “Cocktail”.
Para dar resposta aos objetivos, foi estabelecido um vasto conjunto de atividades, otimizando as diferentes valências dos três parceiros do consórcio.
Atribuições do INIAV — Pólo de Dois Portos:
- Caracterização sensorial das aguardentes diferenciadoras;
- Identificação dos compostos odorantes chave das aguardentes vínicas;
- Determinação sensorial dos limiares de perceção de vários odorantes.
Todas estas atividades encontram-se em curso. Com os resultados obtidos, o INIAV irá colaborar com os parceiros do consórcio na construção da ferramenta analítica e quimiométrica que irá constituir o processo inovador para a seleção das aguardentes a incorporar nos Vinhos do Porto.
Equipa INIAV: Ilda Caldeira (investigadora responsável), Sara Canas, Sílvia Lourenço, Otília Cerveira e Deolinda Mota.
O artigo foi publicado originalmente em INIAV.