citrinos

Espanha pede à Europa que trave a importação de citrinos da África do Sul

No último ano o país sul-africano aumentou as suas exportações 33%, até alcançar quase um milhão de toneladas.

A comissão europeia analisa este mês o acordo de parceria económica com a África e o Governo espanhol já pediu que sejam impostas restrições à importação de laranjas e tangerinas da África do Sul. No último ano, o país sul-africano exportou quase um milhão de toneladas de citrinos, 33% mais do que a média dos últimos 5 anos.

Este aumento tem efeitos diretos na agricultura espanhola que representa 60% da produção total de citrinos na Europa. Através de uma carta, os titulares do Ministério da Agricultura, Luís Planas, e da Indústria, Reyes Maroto, pediram à Comissão Europeia que inclua os citrinos na categoria de produtos sensíveis e restrinja a sua importação.

A posição do Governo vai ao encontro aos pedidos dos agricultores espanhóis. Juan Salvador Torres, secretário-geral da Associação Valenciana de Agricultores diz que a situação é insustentável. “A África do Sul está a aumentar as suas exportações. Nós não estamos a aumentar a produção. Isto está, de alguma forma, a ser um lastre para o nosso mercado, […]

Continue a ler este artigo na TSF.


por

Etiquetas: