Greenlight

Greenlight esteve presente na FNA21 com ações de informação sobre a PAC

A INOVA+ esteve presente na FNA21 para divulgar o projeto GREENLIGHT, apoiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa IMCAP que visa a promoção da Política Agrícola Comum (PAC). Na sequência desta participação e das atividades que estamos a desenvolver no âmbito do projeto, gostaríamos de ter oportunidade de vos apresentar os contornos gerais desta iniciativa.

O GREENLIGHT tem como objetivo informar sobre PAC e os seus benefícios a diferentes níveis, incluindo económico, social e ambiental, dedicando-se às temáticas atuais do ambiente, alterações climáticas, preservação da paisagem e biodiversidade e promoção das zonas rurais, no alinhamento com as prioridades do Pacto Ecológico Europeu, da Estratégia do Prado ao Prato e da Estratégia da Biodiversidade.

A iniciativa assenta numa campanha de sensibilização holística e participativa que envolve de forma ampla agricultores e atores rurais, estudantes e professores de todos os níveis de ensino, instituições de ensino superior e centros de investigação, cidadãos e famílias.

O projeto, com a duração de um ano, iniciou em setembro de 2020 e tem vindo a ser operacionalizado num formato colaborativo, estando assente numa rede de cooperação que inclui já mais de 30 organizações.

Entre as diversas atividades já concretizadas, em curso ou planeadas para breve encontram-se:

  • Oficinas lúdico-pedagógicas com crianças e jovens em idade escolar:a Academia GREENLIGHT tem visitado as escolas e vai estar ativa num formato de campo de Verão, disponibilizando gratuitamente oficinas práticas e experimentais (“mãos na massa”) para alunos do pré-escolar ao secundário. Mais de 700 crianças e jovens participam nestas atividades dedicadas aos biorresíduos, alimentação saudável e sustentável, agrobiodiversidade e biotecnologia agrícola.
  • Innovation pop-outs para docentes e alunos do ensino superior: seminários e workshops inspirados nas metodologias de design thinking que informam sobre as políticas e estratégias europeias e nacionais e sobre a PAC, desafiando os participantes a pensar em soluções inovadoras que contribuam para um setor mais competitivo e sustentável. Envolvendo mais de 150 participantes, estes eventos têm sido implementados em formato digital, híbrido e presencial, em estreita articulação com instituições de ensino superior de todo o país.
  • Eventos de fertilização cruzada: capitalizando sinergias e aproveitando dias comemorativos e eventos bandeira, o GREENLIGHT tem apresentado a PAC “trocada por miúdos” e de uma forma divertida a famílias e cidadãos em geral. Foi assim que o projeto comemorou o Dia Europeu dos Parques Naturais em maio, o Dia Mundial da Biodiversidade em junho (incluindo a participação no Bioblitzem Serralves) e participou na Feira Nacional de Agricultura, chegando a mais de 1800 participantes.
  • A futura PAC: eventos informativos e demonstrativos sobre os objetivos fundamentais da PAC e respetivos Planos Estratégicos para o período de 2021-2027, destinados a agricultores e outros atores e organizações do setor. Agendadas para julho e agosto, estas ações clarificam os benefícios da CAP, promovem o debate em torno de prioridades relacionadas com um tratamento equitativo e um futuro económico estável, objetivos mais ambiciosos no domínio do ambiente e da ação climática e a salvaguarda da posição dos agricultores no centro da sociedade europeia, incluindo a apresentação de projetos práticos e inspiradores.
  • Marketplace e matchmaking: espaços físicos e digitais de promoção de sinergias e conciliação de interesses entre diferentes atores do ecossistema para o desenvolvimento de parcerias e projetos de cooperação alinhados com as preocupações europeias e nacionais que estão na base das agendas políticas e instrumentos de apoio relevantes para o sector.

O projeto GREENLIGHT desenvolveu vários materiais informativos em diferentes formatos e conta com a colaboração do ator e humorista António Raminhos, o rosto do vídeo promocional do projeto e reflexo das preocupações com os desafios atuais à prosperidade e sustentabilidade.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: