Quiron

Fundão fecha parceria com startup Quiron para previsão de incêndios na Serra da Gardunha

Pensando nos cenários cada vez mais desafiantes que o planeta tem que enfrentar, o Concelho do Fundão decidiu agir proativamente e acompanhar a evolução digital, passando a usar uma solução para análise do risco e probabilidade de ignição de incêndios florestais no seu território.

O Fundão, tal como muitos outros concelhos, tem um histórico de área ardida em anos anteriores. A autarquia tem por isso intenção de mudar o seu foco para uma atuação mais preventiva, com o objetivo de mitigar os incêndios florestais.

A empresa escolhida para esse trabalho foi a Quiron Digital, empresa especializada na criação de algoritmos baseados em inteligência artificial para o segmento florestal.

A empresa tecnológica utiliza dados de satélite para prever com até 7 dias de antecedência e com elevada precisão, os locais com maior probabilidade de deflagração de incêndios. Diferente de outros modelos no mercado, a Quiron oferece um modelo com 10 metros de resolução, que possibilita diversas ações preventivas muito localizadas.

As previsões são disponibilizadas numa plataforma web, disparando alertas para os agentes responsáveis ajudando-os na tomada de decisões. Várias ações preventivas podem ser tomadas para evitar um novo foco de incêndio, para além de alertar a comunidade do perigo iminente.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “no âmbito do campo de demonstração AgroTech, promovido pela autarquia, é com grande satisfação que estamos a receber cada vez mais propostas de programas piloto para testar e demonstrar no nosso território, sendo que no âmbito das florestas toda a tecnologia que possa ser preventiva de fogos florestais é muitíssimo pertinente tendo em vista os desafios estruturais da floresta na nossa região e a problemática das alterações climáticas”.

“Todo o processo é fruto de mais de 20 anos de estudos na área de ciências que foram utilizadas para aperfeiçoar o modelo de previsão de incêndios e desenvolvimento da inteligência artificial. Usamos o algoritmo na analise de uma área equivalente a 1 milhão de hectares e chegamos a resultados fantásticos. Agora estamos prontos para ajudar a diminuir os incêndios florestais, nomeadamente em Portugal, através de uma solução com grande precisão”. Refere Diogo Machado da Quiron Brasil.

Hugo Almeida, da Quiron Portugal, acrescenta: “através da plataforma da Quiron, é possível agir preventivamente de maneira a diminuir as perdas e danos provocados pelos incêndios florestais que todos os anos custam milhões de euros e destroem o património florestal do país”.


por

Etiquetas: