Uma nova estratégia florestal europeia está a caminho

Humberto Rosa sublinhou que, associada à estratégia florestal, virá uma iniciativa para promover a plantação de 3 mil milhões de árvores adicionais na Europa, e “será a árvore certa no lugar certo para o fim certo”.

“Está na calha a aprovação de uma nova estratégia florestal europeia que deriva do Green Deal e, em particular, da estratégia de biodiversidade entretanto aprovada”, revelou Humberto Rosa, diretor para o Capital Natural da D-G Ambiente da Comissão Europeia. Espera-se que traga “contributos mais fortes da floresta para este binómio clima-biodiversidade e também para garantir um mundo rural com vitalidade e uma bioeconomia verdadeiramente sustentável”.

Serão instrumentos e orientações políticas para dar mais qualidade e diversidade da floresta, mais saúde ao ecossistema florestal e para mais sequestração de carbono na floresta e no seu solo. “Quando usamos a madeira da floresta, usamo-la de tal maneira que retenha o máximo tempo possível, os usos de ciclo longo serão favorecidos em relação aos usos de ciclo curto, em particular, a madeira para queimar porque rapidamente repomos o carbono na floresta em vez de o deixar onde está”, referiu Humberto Rosa.

Humberto Rosa sublinhou que associada à estratégia florestal virá uma iniciativa para promover a plantação de três mil […]

Continue a ler o artigo em Jornal de Negócios.


por

Etiquetas: