MERCADO EUROPEU
Quarta semana consecutiva de descida dos preços (e uma descida acentuada). Há pouco para analisar porque os motivos deste movimento anti-estacional são os mesmos das últimas três semanas: paragem das exportações europeias à China e o diferencial de preço da Península Ibérica em relação ao resto da Europa.
O balanço do mercado é secundário, o que importa é nivelar os preços para que as cotações voltem a responder às leis da procura e da oferta.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 28/2021 (12/07 a 16/07): Espanha 1,41; França 1,23; Alemanha 1,15; Holanda 1,11; Bélgica 1,12; Dinamarca 1,28.
Tendência Geral:
Apesar do contexto podem ser identificadas algumas novidades. Tudo aponta para que o preço da carne no mercado interno já tenha atingido o seu ponto mínimo, apesar da sua operação continue envolta em dúvidas relativamente ao preço dos porcos na Alemanha.
Fora da Europa, o preço dos porcos na China subiu pela primeira vez este ano. Este efeito deveu-se ao anúncio do governo Chinês de vir a intervir no mercado com compras públicas, depois de um ano e meio a vender stocks, indicando que neste momento pode-se dar início à reposição de stocks na China o que são boas notícias para os exportadores mundiais.