Bolsa do Porco – Semana 29/2021 – Descida de 0,050 euros

MERCADO EUROPEU

Aparentemente os preços voltaram a ser consensuais na Alemanha que desde junho apresentava cotações diferentes na produção e nos matadouros. Agora a mesma situação verifica-se em Itália. Produção e indústria chocam, mas têm ambos a mesma leitura do mercado que, obviamente, não é positiva.

A oferta continua baixa, própria do verão e decorrente da diminuição do efetivo de porcos para abate na Alemanha, mas para os matadouros também não há incentivo a matar mais porque o consumo continua em baixa. O período de férias pode reequilibrar o mercado, mas a nova onda da pandemia levanta o receio de novas restrições.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 30/2021 (26/07 a 30/07): Espanha 1,32; França 1,20; Alemanha 1,10; Holanda 1,07; Bélgica 1,12; Dinamarca 1,21.

Tendência Geral:

Na semana passada decorreu o Conferência Nacional da Indústria Suinícola dos EUA onde sempre se faz a análise de mercado. Um dos temas tratados foi a afeção de PRRS, com taxas de infeção e perdas ao longo do tempo, o que faz com que se olhe com relativo otimismo para o preço potencial dos porcos no quarto trimestre: menos porcos que o esperado, combinado com uma forte procura.
A principal consequência da PRRS é ao nível da produtividade, mas obviamente será um evento pontual.
Por outro lado, não se antecipa que a procura chinesa vá estar ao nível dos últimos dois anos. A expetativa para 2022 não está tão alta como esteve para 2021.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: