O Município de Leiria e o Ministério da Agricultura, através da Direção Geral de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), celebraram um protocolo que permite a abertura de um processo de atribuição de apoios aos produtores afetados pelas chuvas torrenciais que se sentiram no mês de junho.
Os fruticultores e viticultores que registaram danos nas suas produções e prejuízos na sua produção deverão remeter as suas candidaturas à DRAPC (drapc@drapc.gov.pt, com formulário devidamente preenchido) até 31 de julho, sendo fixado um máximo de 60 euros por hectare de área afetada para pomares e de 40 euros para a vinha.
O apoio, não reembolsável e assumido em partes iguais pelas duas entidades, servirá para compensar as despesas realizadas com a aquisição de adubos foliares e/ou de produtos fitofarmacêuticos, enquanto medida de tratamento de emergência para este tipo de situações.
Entre 12 e 18 de junho, verificou-se a queda de chuva intensa acompanhada de forte queda de granizo, que provocou prejuízos nas explorações agrícolas em diversas zonas da região Centro, incluindo o concelho de Leiria.
O artigo foi publicado originalmente em Município de Leiria.