Aves
Na semana em análise verificou-se redução nas cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g); as cotações do peru, vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg) mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.
Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a procura de frango diminuiu, principalmente o frango de churrasco. Esperava-se uma procura superior, mas as condições meteorológicas e o aumento de casos de Covid, têm contribuido para uma redução nas reuniões de amigos e de familiares dos consumidores.
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de frango mantiveram-se sem alteração face à semana anterior. Verificou-se redução das cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g);
Ovos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se constantes face à semana anterior.
Na região da Beira Litoral a oferta foi média e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A procura manteve-se smelhante à da semana anterior. Os produtores estão a adotar medidas de controlo da produção, como os vazios sanitários. No Litoral Centro onde se esperava uma forte influência do turismo, os produtores organizaram as suas produções para irem aumentando durante este mês. O turismo, devido à pandemia, não está a aumentar o que tem dificultado o escoamento do ovo. Os preços desceram ligeiramente.
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias e mantiveram-se idênticas à semana anterior.