Álvaro Amaro

Álvaro Amaro alerta para riscos da estratégia para agricultura biológica

Foco do plano de ação para desenvolvimento da agricultura biológica no consumo merece destaque positivo

Esta tarde, em reunião com o Comissário europeu para a Agricultura, na apresentação do “plano de ação para o desenvolvimento da produção biológica da UE”, Álvaro Amaro, apesar de reconhecer aspetos positivos deste sistema, exprimiu a sua preocupação com a posição do executivo europeu em matéria de produção biológica, e quer que se considerem os elevados riscos e impactos da iniciativa da Comissão.

Dirigindo-se a Janusz Wojciechowski, perguntou se este “acredita realmente que este aumento da produção biológica, e a consequente quebra de produtividade na agricultura europeia, não conduzirá a uma subida da importação dos alimentos? Com uma agravante, é a de que esses alimentos serão, obviamente, produzidos com critérios muito menos exigentes em termos sociais e ambientais.”

Os produtos orgânicos são mais caros do que os seus equivalentes não-orgânicos e, num contexto em que a produção europeia deixa de atender às necessidades de todos os seus cidadãos, é expectável que a solução venha a ser a importação de produtos de menor qualidade, mas, ainda assim, mais baratos do que os orgânicos.

Álvaro Amaro registou, ainda, que “a Comissão parece ter ouvido o Parlamento, e em função disso, [centrou] grande parte das ações previstas no estímulo ao consumo”. O Eurodeputado tem insistido, em diversas ocasiões, que a estratégia da UE para a produção biológica deverá privilegiar medidas que incentivem do lado da procura, e não da oferta. A lógica que preside a esta abordagem assenta no pressuposto de que as alterações no modelo produtivo deverão resultar de alterações na procura por parte dos consumidores.

Finalmente, para o membro da Comissão da Agricultura, esta evolução na atitude da Comissão é positiva, especialmente tendo em conta a sua posição de partida. Faltará agora insistir para alterar não apenas o sentido da abordagem, mas o seu objetivo fundamental.

Comunicado enviado por Álvaro Amaro.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: