Álvaro Amaro

Álvaro Amaro pede respeito por regras e normas da UE na importação de produtos agrícolas

Parecer da Comissão da Agricultura sobre comércio internacional reclama apoio na defesa do interesse de consumidores e agricultores europeus

Esta manhã, em debate na Comissão do Comércio Internacional, Álvaro Amaro apresentou as linhas gerais do parecer da Comissão da Agricultura, de que é relator, sobre os aspetos e implicações da COVID-19 relacionados com o comércio.

Para o Eurodeputado do PSD, “devemos reconhecer, primeiramente, a notável resiliência da agricultura europeia, fruto dos melhores esforços dos nossos agricultores” que “nunca deixaram que faltasse comida na mesa dos europeus” e, fazê-lo, é garantir “que os produtos agrícolas e agroalimentares que entram no nosso mercado respeitem as mesmas regras e normas da UE”.

Durante a intervenção, Álvaro Amaro alertou igualmente para a “situação de grande vulnerabilidade de alguns mercados agroalimentares”, que viram uma quebra nas vendas e nas exportações, “que ameaça a sua sustentabilidade a longo prazo”.

E, se o Membro da Comissão da Agricultura acredita que o Parlamento deve “reivindicar um maior apoio para reativar estas exportações e recuperar a quota de mercado”, acredita também que se deve trabalhar no sentido de impedir que “desta crise resulte a ocasião de substituir a produção europeia por outra, que não cumpre os mesmos padrões de qualidade na produção”.

Nesse sentido, Álvaro Amaro terminou fazendo a ressalva de que “qualquer revisão ou restruturação da política comercial da UE deve constituir uma oportunidade para defender melhor o nosso modelo agrícola e os interesses dos nossos agricultores”.

O relatório de iniciativa da Comissão do Comércio Internacional incide sobre o papel do comércio na recuperação económica pós-pandemia, e expressa a necessidade de, em termos estratégicos globais, pôr o desenvolvimento sustentável no centro da política comercial europeia.

Nota enviada por Álvaro Amaro.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: