leitões

Bolsa do Porco – Semana 15/2021 – Manutenção

Nova semana de estabilidade das cotações e sensação de estabilização dos mercados, não tanto por ter havido alguma alteração no balanço entre a oferta e a procura, mas pelo elevado nível de preços, sobretudo em Espanha que tem na semana 15 de 2021 um preço 33% superior ao registado na semana 15 de 2020. Continua a haver uma forte procura de porcos no mercado espanhol que está a funcionar como polo dinamizador do mercado de animais vivos de toda a Europa que está a reagir à procura espanhola.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 16/2020 (19/04 a 23/04): Espanha 1,46; França 1,27; Alemanha 1,17; Holanda 1,18; Bélgica 1,15; Dinamarca 1,29
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menú “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são atualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência Geral:

A exportação para a China entrou agora num impasse. Os importadores estão a pressionar bastante os preços (menos 0,50€ para a carne. Os subprodutos continuam a preços elevados), mas o ritmo de exportação continua alto.
Esta circunstância deve-se ao facto dos importadores chineses terem aumentado bastante as compras no Brasil, que tinha o preço internacional mais baixo, mas que agora experimenta subidas de cotação bruscas, estando muito perto da rutura de stocks.

Já nos EUA o preço está historicamente alto com os stocks de carne muito baixos.
Em conclusão, não tardará muito que a China volte a aumentar as importações a partir da Europa. A questão é que neste momento já tem stocks de carne que confere uma posição negocial vantajosa para os importadores.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: