APOSOLO

Dia Internacional da Terra 2021: 22 de abril

O Dia Internacional da Terra reconhece a importância do planeta e alerta todos os habitantes para a premência e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo.

A APOSOLO associa-se a esta celebração relembrando o valor fundamental do recurso solo. Um solo fértil garante o crescimento das plantas, fornecendo-lhes nutrientes, assegurando uma reserva de água, e sendo o substrato onde as plantas desenvolvem as suas raízes. Em contrapartida as plantas anuais, as árvores e as florestas evitam a degradação e a desertificação do solo, estabilizando-o, mantendo o ciclo da água e dos nutrientes, e reduzindo a erosão hídrica e eólica (FAO, 20151).

Dados recentes evidenciam que 33% dos solos do planeta estão moderada ou fortemente degradados, sendo as práticas de gestão não sustentáveis uma das causas (FAO, 20192). A Agricultura de Conservação como prática de gestão sustentável promotora de benefícios agronómicos, económicos e ambientais (FAO, 20213) é capaz de atenuar/minimizar as pressões registadas sobre o solo, e por isso constitui uma resposta a implementar.

A APOSOLO propõe que neste Dia Internacional da Terra lembremos particularmente os solos do nosso País e do Mundo e a urgência da promoção da gestão sustentável dos mesmos.

1 FAO. 2015. Soils are the foundation for vegetation. Disponível em: fao.org/soils-2015. Acesso em: 12 de abril de 2021.

2 FAO. 2019. Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos. Roma.

3 FAO. Conservation Agriculture. Disponível em: fao.org/conservation-agriculture. Acesso em: 12 de abril de 2021.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: