A empresa estima reduzir pelo menos 3 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa até final da década.
No âmbito da agenda da Agricultura Positiva, a empresa tem como objetivo melhorar os meios de subsistência de toda a cadeia de abastecimento agrícola e fornecer 100% dos ingredientes essenciais de forma sustentável
PepsiCo, líder mundial no setor de alimentação e bebidas, anunciou uma nova meta da Agricultura Positiva, estabelecendo como objetivos para 2030: difundir práticas agrícolas regenerativas em quase 3 milhões de hectares (quase 100% da sua pegada agrícola), para melhorar a forma de vida de mais de 250.000 pessoas na sua cadeia de abastecimento agrícola, fornecendo 100% dos seus principais ingredientes de forma sustentável. A empresa estima que este esforço eliminará pelo menos 3 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) até o final da década.
“Qualquer plano para enfrentar os desafios do sistema alimentar deve abordar a agricultura, fonte de alimentos de mil milhões de pessoas e a alavanca para enfrentar a mudança climática e a desigualdade”, disse Ramón Laguarta, presidente e conselheiro delegado da PepsiCo. Enquanto empresa líder mundial no setor da nutrição e bebidas, “um sistema alimentar resiliente é essencial para o negócio e, com a nossa escala, temos oportunidade e responsabilidade em promover mudanças significativas. A agenda de Agricultura Positiva da PepsiCo dá prioridade ao investimento, inovação e colaboração com nossos parceiros agrícolas, para gerar impacto mundial.”
Em Portugal, a agricultura local e a sustentabilidade tornaram-se prioridades para a PepsiCo. Em 2020, a empresa contribuiu para o setor agrícola português com a compra de mais de 28.500 toneladas de batata e 3.100 toneladas de amendoim.
Pol Codina, Country Manager de PepsiCo en Portugal, reforça “estamos convictos de que o sucesso do negócio depende de um setor agrícola bem sucedido e sustentável, por isso trabalhamos junto dos agricultores locais, com quem mantemos uma relação de mais de 15 anos. Gerámos 516 empregos no país, investindo, anualmente, 7 milhões de euros em matérias-primas agrícolas. Isto permite-nos abastecer o mercado português com mais de 27.000 toneladas de batata e frutos secos”.
A preocupação com a sustentabilidade dos recursos é uma questão diária na PepsiCo Portugal. Em 2020, a empresa investiu um total de 8 milhões de euros na fábrica do Carregado com o objetivo de melhorar o processo produtivo ao nível da sustentabilidade. Atualmente, 40% do total de água consumida na planta é reaproveitada. Até 2030, a meta é reduzir em 75% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas suas operações diretas e indiretas em 40%.
A agenda de Agricultura Positiva da PepsiCo visa obter culturas e ingredientes, através de práticas de agricultura regenerativa. A empresa vai focar-se em:
- Alargar as práticas de agricultura regenerativa para aproximadamente 3 milhões de hectares, quase 100% da terra usada mundialmente para cultivar ingredientes para os produtos da empresa. Estima-se que esses esforços levem a uma redução líquida de pelo menos 3 milhões de toneladas de emissões de GEE até 2030.
Um exemplo disto é o Programa Semanal de Aconselhamento sobre Irrigação, que permitiu aos agricultores fazer uma gestão eficiente da água, com o cálculo preciso da irrigação ao nível da parcela e o aconselhamento de irrigação por mensagem (whatsapp/SMS/e-mail). Assim, os agricultores passaram de uma taxa de irrigação ótima de 48% em 2017 para 93% em 2020. Tudo isto através da aplicação CropTrak, uma ferramenta Big Data exclusiva da PepsiCo, que fornece informação ao agricultor para otimizar a sua exploração agrícola, contribuindo diretamente para a sustentabilidade agrícola.
Outro exemplo é o cultivo do amendoim, que se destaca pela capacidade de fixar nitrogénio e, portanto, reduzir em mais de 20% as necessidades de fertilização com nitrogénio para o ano seguinte. Através deste programa, de 2012, Euronuts, em 2020 foram produzidas em Portugal cerca de 3.100 toneladas de amendoim. - Melhorar os meios de subsistência de mais de 250.000 pessoas na sua cadeia de abastecimento agrícola e comunidades, focando no poder económico feminino. A PepsiCo focará nas comunidades agrícolas mais vulneráveis, ligadas à sua cadeia de valor, incluindo trabalhadores agrícolas, mulheres e agricultores minoritários. Através do Programa de Agricultura Sustentável, a PepsiCo partilha com eles conhecimento e práticas que melhoram a rentabilidade e produtividade.
- Fornecer 100% dos ingredientes-chave de forma sustentável. Atualmente, todos os ingredientes-chave da PepsiCo Portugal (batata e amendoim, no caso de Portugal) são de origem sustentável, um objetivo global definido para 2020 e que a PepsiCo em Portugal atingiu em 2018, com dois anos de antecedência. Todos os agricultores cumprem as 124 práticas sustentáveis que estão incluídas no Programa de Agricultura Sustentável.
A empresa medirá o progresso em direção aos seus objetivos de Agricultura Positiva monitorizando hectares e as pessoas envolvidas na iniciativa e, ao longo do tempo, o impacto em cinco elementos: aumento da saúde e fertilidade do solo; apropriação de carbono, redução de emissões, melhoria das bacias hidrográficas, aumento da biodiversidade e melhoria da subsistência dos agricultores.
A agenda da Agricultura Positiva dá mais um passo no sentido do recente anúncio da PepsiCo de duplicar o seu objetivo climático, que visa a redução nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em toda a sua cadeia de valor em mais de 40% até 2030, além de se comprometer com a rede de emissões zero até 2040.