leitões

Bolsa do Porco – Semana 17/2021 – Manutenção

Esta semana não se verificaram alterações significativas, mas as tendências, entre manutenções e subidas, são sinais positivos que os mercados manifestam para as próximas semanas. A Alemanha volta a marcar passo devido ao anormal ritmo de reabsorção dos abates que ficaram atrasados na altura da Páscoa.

De um modo geral a Europa está a funcionar em espelho entre as realidades do norte em relação às do sul. Se no norte os problemas sanitários estão a provocar um excesso de oferta, no sul o ritmo exportador está a provocar défice de animais para abate.

O bom tempo pode vir a equilibrar as realidades com a “abertura” da temporada de churrascos.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 18/2021 (03/05 a 07/05): Espanha 1,46; França 1,35; Alemanha 1,10; Holanda 1,12; Bélgica 1,13; Dinamarca 1,31
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menú “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são atualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência Geral:

A situação da indústria espanhola é completamente nova. Pela primeira vez entram mais porcos para abate em território espanhol do que leitões para engorda e este dado reflete a grande capacidade instalada de abate que Espanha tem atualmente, à qual soma um custo de produção mais rígido por falta de flexibilidade laboral que força a necessidade constante de um número de porcos para abate bastante superior a anos anteriores.

Até ver, a procura dos matadouros espanhóis tem sido acompanhada da procura por carne por parte da China.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: