amoras mirtilos

Cotações – Frutos Frescos e Secos – 3 a 9 de maio 2021

Frutos Frescos

Abacate – No Algarve, a oferta de abacate “Reed” e “Tipo Hass” foi média/baixa. Procura média/baixa. Produto com boa qualidade e boa apresentação. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Amora – No Alentejo, na área de mercado Odemira, a produção tem aumentado e a tendência dos preços é de descida, para estimular a procura. Descida ligeira das cotações.

Cereja – Na Região Norte, na área de mercado Resende, a oferta foi média e a procura média/alta. Subida das cotações devido ao aumento da procura. Produto de boa qualidade e sem dificuldades de escoamento. Esta semana não houve quebra de produção.

Framboesa – No Alentejo, na área de mercado Odemira, a produção tem aumentado e a tendência dos preços é de descida, para estimular a procura. Descida ligeira das cotações.

Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta esteve normal para a época. Maior procura com a abertura dos restaurantes e pastelarias. Cotações sem alterações. Concorrência de produto espanhol com volume superior ao nacional.

No Algarve, a oferta de framboesa, categoria I, para exportação, foi média e equilibrou a procura. Escoamento regular. Cotações estáveis. O produto para consumo nacional foi médio e a procura também. Cotações estáveis.

Kiwi – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho, a oferta foi suficiente para a procura média/alta. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis. Saída de Kiwi para Espanha e concorrência de produto importado, da Grécia e da Itália.

Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta foi suficiente para a procura média. Cotações estáveis. Escoamento fluído.

Laranja – No Algarve, a oferta de laranja “Lanelate” foi suficiente para a procura média. Cotações estáveis. Boa qualidade do produto. Escoamento regular.

Limão – Na Região Centro, na área de mercado, Montes da Senhora, a oferta de limão foi média (grande parte da produção ficou estragada, devido ao frio verificado em janeiro) e a procura aumentou, devido à abertura total dos restaurantes e cantinas . Subida das cotações mínimas. Exportação de produto para França.

No Algarve, a oferta manteve-se média/baixa e foi suficiente para a procura. Escoamento regular. Cotações estáveis. Boa qualidade do produto.

Maçã – Na Região Norte, na área de mercado Douro Sul, a semana foi caraterizada por uma ligeira subida de vendas em relação à semana anterior. A procura continuou alta principalmente pelas variedades “Golden” e “Royal Gala”. Mais transações nas maçãs vermelhas do grupo “Red Delicious” como consequência da redução de stocks de maçã “Royal Gala”. Oferta escassa de “Reinetas” e “Granny”. Exportação de maçã com qualidade para exportação, principalmente para Espanha e América do Sul. Presença de maçã importada de Itália e França. Cotações estáveis.

Na área de mercado Leiria, a oferta tem diminuído e a procura também. Boa qualidade comercial. Cotações estáveis.

Na Região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado Oeste, a oferta continuou a satisfazer a procura média. Oscilações nas cotações.

Meloa – No Algarve, a oferta tem aumentado (média/alta) e a procura esteve ligeiramente inferior. Escoamento regular. Descida das cotações. Produto de razoável qualidade. Concorrência de produto espanhol e marroquino.

Morango – Na região Norte, na área de mercado Macedo de Cavaleiros, o volume de transações deste produto foi três vezes superior ao da semana anterior, porque a oferta e a procura estiveram mais acentuadas (média/alta e alta, respetivamente). Escoamento sem dificuldades porque a procura esteve superior à oferta. Subida das cotações para o morango médio e da cotação mínima e máxima para o morango grado. A campanha de produção nesta área de mercado encontra-se na situação plena. A descida das temperaturas durante a noite tem atrasado a maturação dos frutos. A comercialização efetuou-se através das grandes superfícies locais. Concorrência de produto importado, mas em pequenas quantidades, nas grandes superfícies.

Na Região Centro, na área de mercado Litoral Centro, a oferta tem aumentado ao longo da semana (média). Maior disponibilidade de produto. A procura esteve regular a forte, para esta época do ano. Registaram-se prejuízos/quebras nos campos de ar livre, devido à pluviosidade. A humidade provocou podridões e consequentemente destruição de muito produto. Subida as cotações do morango comercializado em cuvetes e da cotação mínima e da máxima do morango comercializado em caixas de 5Kg. Início de colheita de morango produzido ao ar livre.

No Alentejo, na área de mercado Odemira, as cotações do morango subiram ligeiramente. Oferta média/alta e procura aumentou. Boa qualidade do produto.

Na Região Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a procura, média/alta foi superior à oferta média. Esta situação provocou uma valorização do produto. Menor concorrência de produto espanhol.

Na área de mercado Oeste, a oferta tem aumentado e a procura manteve-se alta. Boa qualidade do produto. Cotações sem alterações.

No Algarve, a oferta foi suficiente para a procura média. Produto de qualidade média. Escoamento regular. Descida das cotações.

Nectarina – Na área de mercado Algarve, iniciou-se a campanha de produção e comercialização da nectarina de polpa amarela, com a oferta e a procura ainda baixas. Escoamento pontual. Produto de razoável qualidade, de calibre A e comercializado em tabuleiros.

Nêspera – No Algarve, a oferta foi média/baixa e equilibrou a procura. Produto com razoável qualidade. Escoamento fraco. Descida das cotações.

Pera – Na área de mercado Leiria, a oferta foi baixa e a procura média/baixa. Qualidade média. Cotações estáveis.

Pêssego – Na área de mercado Algarve, iniciou-se a campanha de produção e comercialização deste produto com a procura superior à oferta baixa. Produto de calibre A, com razoável qualidade e comercializado em tabuleiros. Escoamento regular.

Na Região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado Oeste, a procura continuou alta. Oscilações nas cotações da pera “Rocha”.

Tangerina – No Algarve, a oferta e a procura de tangerina “Ortanique” continuaram baixas. Produto de média qualidade e escoamento pontual. Cotações estáveis. Aproxima-se o fim da campanha. A oferta de tangerina “Encore” foi média/baixa e suficiente para a procura. Produto de qualidade média. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Modo de Produção Biológica

Citrinos – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta de limão e laranja continuou reduzida e a procura manteve-se regular. Cotações estáveis. Boa qualidade do produto.

Morango – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta foi regular e tem aumentado, apesar do tempo instável. Procura regular. Cotações estáveis e altas.

Na Região do Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta de morango de modo de produção biológico continuou baixa e a procura média, normal para esta época. Cotações estáveis. Boa qualidade.

Frutos Secos e Secados

Alfarroba – No Algarve, a oferta de alfarroba “inteira” foi média e a procura alta. Cotações estabilizadas. Bom escoamento. A oferta e a procura da alfarroba “grainha” mantiveram-se altas. Bom escoamento. Cotações estáveis. A oferta de alfarroba “triturado grosso” foi superior à procura baixa. Boa qualidade do produto. Escoamento fraco devido à concorrência de produto de Espanha e Marrocos. Cotações estáveis.

Amêndoa – No Algarve, a oferta foi baixa e a procura média. Concorrência do miolo espanhol, francês e americano, com preços 5.00/5.20 €/Kg (mais baixos). Cotações estáveis.

Pinhão – No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta de pinhão foi média e a procura média/alta. Boa qualidade do produto. Cotações estáveis.

→ Aceda aqui às cotações ←


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: