“Raposa chama” alerta para riscos de incêndios

Nova campanha da AGIF pretende sensibilizar os mais novos para os comportamentos que devem ser adotados na floresta.

A Agência Integrada para a Gestão de Fogos Rurais (AGIF) criou o projeto “Raposa Chama”, com o objetivo de sensibilizar os mais novos para os comportamentos que devem ser adotados para diminuir o risco de incêndios.

Esta iniciativa surge na sequência do programa “Portugal Chama”, que existe desde 2019, agora com enfoque num público mais específico, as crianças entre os 5 e os 12 anos, de forma a tornar os mais novos agentes de mudança na sociedade.

A primeira abordagem do “Raposa Chama” surge através da “Banda da Floresta”, constituída por quatro mascotes que gravaram a música rap “Com o Fogo Não se Brinca”. O vídeo vai ser exibido nas escolas, para promover a discussão e a reflexão sobre o tema.

A ação, que será alargada a cinco mil escolas no país, contempla ainda outros materiais pedagógicos e a formação de professores, workshops, passatempos, teatros infantis e atividades que pretendem envolver outras entidades, como as câmaras municipais, juntas de freguesia, sapadores florestais ou corporações de bombeiros.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.


Publicado

em

, , , ,

por

Etiquetas: