5G para um bem maior – Manuel Ramalho Eanes

Iniciativas como o movimento global Digital with Purpose unem as grandes empresas tecnológicas numa visão comum, com metas de sustentabilidade objetivas e um roadmap claro para as atingir.

A urgência na salvaguarda do planeta no que respeita ao combate ambiental e às alterações climáticas é uma realidade da nossa sociedade e o papel reservado à tecnologia nessa resposta, inquestionável.

Nas iniciativas de grande visão e fôlego promovidas pelas Nações Unidas ou União Europeia deparamo-nos com objetivos de desenvolvimento sustentável necessariamente ambiciosos em face das previsões de deterioração ambiental com que o planeta se confronta. Iniciativas como a European Green Digital Coalition ou o movimento global Digital with Purpose unem as grandes empresas tecnológicas numa visão comum, com metas de sustentabilidade objetivas e um roadmap claro para as atingir.

(…)

A agricultura, tão crucial na sustentabilidade ambiental, é outro setor que vai beneficiar com o 5G através de aumento estimado de produtividade calculado em 25%, uma diminuição de 30% na utilização de fertilizantes e de 50% nos pesticidas e herbicidas, graças à popularização de drones que combinam as tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning para erradicação cirúrgica de pragas.

Manuel Ramalho Eanes

Administrador executivo da Nos.

Continue a ler este artigo no ECO.


por

Etiquetas: