Incluir as frutas e hortícolas nas refeições permite reduzir as porções de outros alimentos, em particular os de origem animal, que são atualmente consumidos em excesso, com efeito negativo na saúde e na sustentabilidade.
2021 foi declarado pela FAO o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas. Apesar de, desde 2019, praticamente só se falar da pandemia, importa chamar a atenção para outros temas que afetam a nossa saúde e a do planeta.
É consensual entre a comunidade científica que as frutas e hortícolas têm um impacto muito significativo na saúde, contribuindo não apenas para a melhoria do estado de saúde, como para a prevenção de diversas doenças crónicas como a obesidade, doença cardiovascular, alguns tipos de cancro, diabetes entre outras. Apesar de esta evidência ser do conhecimento do público em geral, as práticas alimentares continuam a não refletir a importância que estes alimentos têm. O Inquérito Alimentar e Nutricional e da Atividade Física (15/16) indica ma elevada percentagem de inadequação