Live: A problemática das pragas na viticultura atual – sistemas de apoio à decisão

A produção vinícola representa um dos mais importantes setores económicos nacionais e internacionais, tendo a exportação vindo a crescer nos últimos anos. A ocorrência de pragas representa uma ameaça à viticultura que, para além de afetarem a qualidade da uva, podem transmitir doenças de quarentena, comprometendo seriamente a viabilidade desta cultura. Neste contexto, e no âmbito do projeto EyesOnTraps, vai decorrer no próximo dia 25 de Março, às 15h00, o Webinar “A problemática das pragas na viticultura atual – sistemas de apoio à decisão”.

A iniciativa, organizada conjuntamente pelo centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), a GeoDouro – Consultoria e Topografia, Lda e a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) é gratuita mas sujeita a inscrição, que pode ser efetuada aqui.

O webinar acontece no âmbito do projeto EyesOnTraps, uma solução móvel para prevenção de pragas na vinha. Este sistema permite a identificação e quantificação de pragas, que suporte o registo de temperatura localizada, a monitorização automática de insetos em armadilhas e um modelo de apoio à decisão. O objetivo final da aplicação é o de diminuir o erro humano e automatizar a análise, aconselhamento e partilha de informação entre os agentes intervenientes.

O sistema recorre a técnicas de visão computacional (inteligência artificial) e crowd sensing para o desenvolvimento de uma solução que inclui a deteção automática de insetos em armadilhas, registo de temperatura localizada, e recomendações para combater as ameaças identificadas, de forma a diminuir o erro humano e maximizar o processo de prevenção de pragas na vinha.

O EyesOnTraps pretende ser um apoio aos produtores e empresários da região do Douro, onde a produção da uva constitui um dos setores económicos de referência em Portugal e, simultaneamente, dos mais vulneráveis devido às consequências cada vez mais alarmantes das mudanças climáticas e das pragas, que se tornaram uma séria ameaça à qualidade da uva e ao rendimento da viticultura.

O EyesOnTraps, um projeto SI I& DT (NORTE-01-0247-FEDER-039912) com um investimento superior a 400mil euros, está a ser desenvolvido pelo FhP-AICOS, em parceria com a GeoDouro – Consultoria e Topografia, Lda e a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID). Participam como stakeholders representantes do setor do vinho, a Sogevinus Quintas SA, a Adriano Ramos Pinto – Vinhos SA e a Sogrape Vinhos, SA.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: