Agricert

Agricert desenvolveu nova certificação: Pecuária Baixo Carbono

Com o Acordo de Paris a visar alcançar a descarbonização das economias mundiais, o mundo uniu-se na tentativa de dar uma resposta global, e a Agricert sentiu que tinha o dever de contribuir para persecução desse objetivo.

Nesse sentido, a Agricert desenvolveu o esquema de certificação Pecuária Baixo Carbono com intuito de incentivar as explorações agropecuárias a reduzir para nível igual ou inferior a zero o valor de CO2e.

O esquema de certificação tem como base a metodologia utilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climáticas (IPCC) na realização dos seus relatórios. Utiliza também a metodologia do Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) para o cálculo do armazenamento de carbono das espécies florestais.

As explorações que pretendam obter certificação estarão sujeitas a uma avaliação que engloba vários itens, nomeadamente, a quantidade de fertilizante aplicado, os consumos de eletricidade e combustível gastos pela exploração, análise das emissões provenientes do efetivo pecuário, densidade arbórea, entre outros.

A exploração alcançará a certificação Pecuária Baixo Carbono, caso o valor de CO2 e obtido seja igual ou inferior a zero, ou seja, caso a diferença entre emissão e sequestro tenha um valor neutro, ou negativo.

As explorações que alcançarem as metas definidas, poderão ostentar na rotulagem dos seus produtos o logotipo Pecuária Baixo Carbono.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: