IFAP com pagamentos de “projectos florestais parados há dois meses”

Em causa está a “retenção” do pagamento de apoios públicos associados a projectos de investimento no sector florestal já “aprovados, realizados e comprovados pelos técnicos” no âmbito das medidas 4 e 8 do PDR 2020. Governo admite “constrangimentos” e espera resolução para “breve”.

A Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (Anefa) deu o alerta. “Temos recebido por parte dos associados a informação de que os pagamentos de subsídios associados a projectos florestais estão parados, desde há dois meses”, explicou ao PÚBLICO Pedro Serra Ramos.

Em causa está a falta de pagamento de apoios referentes a projectos de investimento no âmbito da medida 8 e da medida 4 do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020). O presidente da Anefa diz ter indicações do IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, organismo pagador dos fundos agrícolas comunitários, de que “não há previsão de quando [os pagamentos] serão realizados”.

“Sendo esta uma altura em que se realizam muitos trabalhos florestais e sendo estes pagamentos efectuados após a realização do investimento, não se entende que, num período de grande dificuldade para todos, se retenham as verbas que são devidas pela aprovação dos projectos”, afirma o responsável da Anefa.

Continue a ler este artigo no Público.


Etiquetas: