Artigo científico “Valorização dos subprodutos produzidos nas adegas da zona EUROACE”

A indústria do vinho produz subprodutos do cultivo da videira, como galhos e restos de poda, e também subprodutos da produção de mostos ou vinhos. A composição média da uva que entra na adega é de 83% do peso para a polpa e os restantes 17% são compostos por peles, sementes, engaços e borras (bagaço), são descartados. Estão envolvidos milhões de toneladas de resíduos produzidos.

A valorização destes subprodutos está enquadrada no Projeto INNOACE, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020, e destinado a fortalecer o tecido empresarial, criando sinergias entre empresas e centros de I+D+i, levando a cabo ações de transferência e validação precoce de produtos e serviços mediante processos de inovação aberta. O INNOACE também tem como objetivo fomentar o empreendedorismo inovador nas áreas de especialização inteligente fundamentais da EUROACE (Euroregião constituída pelo Alentejo, Centro de Portugal e Comunidade Autónoma da Extremadura espanhola).

O projeto INNOACE produziu um mapa com a localização das indústrias que produzem estes subprodutos e resíduos. Pode aceder ao mapa através do Website do Projeto (http://www.innoace.eu/), e/ou do Website https://subproductosagroalimentarios.es/.

O artigo pode ser lido na integra aqui.

Informação enviada pelo PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.


por

Etiquetas: