A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) anunciou hoje “um programa gratuito de formação online” para os meses de janeiro, fevereiro e março, com mais de uma dezena de videoconferências (webinars).
O programa abrangerá diferentes áreas, destinando-se “a produtores de vinho verde e ao público em geral, e os “webinars” foram concebidos para serem uma “resposta formativa em tempo de confinamento” imposto pela pandemia de covid-19.
A iniciativa é da responsabilidade direta da Academia do Vinho Verde, um serviço da CVRVV que tem como objetivo promover a “aquisição e disseminação do conhecimento em várias áreas relevantes para a Região dos Vinhos Verdes”.
“A Academia do Vinho Verde tem registado uma procura crescente em diversas áreas ao longo do último ano, sendo que em 2020 formámos mais de mil participantes”, referiu o presidente da Comissão.
Manuel Pinheiro acrescentou que a realidade de um novo confinamento motiva a Academia a “assegurar uma resposta eficaz online com uma oferta diversificada” e a reforçar as áreas de competência da CVRVV junto dos agentes económicos, ampliando a sua ação em articulação com formadores de outras áreas que contribuem para o crescimento e afirmação da Região.
Os inscritos, até um máximo de 40, podem participar em formações relacionadas com enoturismo, enologia, viticultura, marketing digital, certificação e comunicação online e com a imprensa, de acesso gratuito com duração de cerca de duas horas por sessão.
A primeira videoconferência será já na quarta-feira e intitula-se “Como trabalhar eficientemente com a plataforma de inscrições do Marketing da CVRVV”. Seguir-se-á, no dia 22, uma sessão sobre “Como planear as visitas do enoturismo”, que já se encontra esgotada.