agricultor tomate

BASF anuncia o registo de uma nova substância activa insecticida

A BASF iniciou o processo de registo global de uma nova substância activa de insecticida. A empresa já deu início aos processos regulatórios para o insecticida Axalion na Austrália e na Coreia, marcando um importante passo no seu processo de expansão de portfólio e no objectivo da empresa de fornecer soluções sustentáveis para a agricultura. Em 2021, o produto também será apresentado na União Europeia, Brasil e Índia e, nos próximos anos, em outros mercados-chave.

«A descoberta e o desenvolvimento do novo princípio activo Axalion reafirma o nosso compromisso em oferecer aos agricultores soluções sustentáveis que os ajudem a encontrar o equilíbrio entre a produtividade agrícola, a protecção do meio ambiente e as necessidades da sociedade», afirma Harold Bastiaans , vice-presidente do Departamento de Pesquisa de Insecticidas da Divisão de Soluções Agrícolas da BASF.

«Axalion é um insecticida eficaz contra pragas que são prejudiciais às plantações. Ao mesmo tempo, é altamente compatível com insectos auxiliares, incluindo polinizadores, e representa outro exemplo de como podemos integrar com sucesso os critérios de sustentabilidade em todo o nosso processo de pesquisa e desenvolvimento».

Segundo um comunicado da empresa, Axalion «é o único representante de uma nova classe química descoberta pela BASF. Graças ao seu novo modo de acção e a sua capacidade de distribuição dentro da planta, este insecticida oferecerá aos agricultores um controle altamente eficaz de muitas pragas causadas por tripes, moscas brancas e pulgões, que podem causar perdas devastadoras nas colheitas e baixo rendimento. Axalion controla rapidamente as pragas, evitando que os insectos se alimentem. Isso reduz a perda de nutrientes para a planta e também evita que a praga transmita doenças, o que se traduz em plantas e lavouras mais saudáveis, com melhor desempenho e alta qualidade. Ao mesmo tempo, extensos testes realizados pela BASF mostraram que os usos propostos para Axalion são seguros para o meio ambiente, tanto no nível do solo, como para organismos aquáticos, bem como para insectos, incluindo polinizadores, e as aves».

«Com este novo insecticida, desenvolvido em conjunto com os nossos clientes, podemos dar respostas aos verdadeiros desafios do agricultor: a necessidade de soluções eficazes, implementar modelos ecologicamente correctos e uma gestão mais eficaz», assegura Neil Bentley, vice-presidente do Departamento de Marketing Estratégico para Insecticidas da Divisão de Soluções Agrícolas da BASF.

O Axalion será registado para várias culturas hortofrutícolas, entre elas vinha, batata, soja e outras leguminosas, algodão e cereais. O insecticida também estará disponível para flores e plantas ornamentais. Os primeiros produtos à base de Axalion deverão ser lançados na Austrália e na Coreia  em 2023 e em 2024 na Índia. A introdução no mercado europeu está prevista para 2026.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


por

Etiquetas: