O InnovPlantProtect esteve presente no 1º Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos. Realizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o evento foi dedicado à evolução progressiva dos CoLAB e à sua integração em Portugal e na Europa, com foco na implementação e evolução dos 26 CoLAB reconhecidos em Portugal. A sessão foi presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
O Primeiro Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos (CoLAB), que decorreu na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, nos dias 16 e 17 de outubro, juntou os 26 Laboratórios Colaborativos reconhecidos em Portugal com o objetivo de promover e monitorizar a sua evolução e integração em Portugal e na Europa.
O Presidente da ANI, Eduardo Maldonado, destacou a importância deste evento enquanto marco de uma etapa importante para o futuro dos CoLAB: “Os resultados e conclusões foram excelentes e devemos estar orgulhosos coletivamente” e acrescentado que a ANI “continuará a trabalhar próxima dos Laboratórios Colaborativos implementando novas dinâmicas e estratégias”.
Na sessão de encerramento, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, salientou a importância destas unidades de investigação em áreas setoriais cruciais do ponto de vista económico: Os Laboratórios Colaborativos vêm preencher um espaço importante no Sistema de Nacional de Inovação Português”.
Mais informações sobre este encontro na ANI, no Jornal Económico e no Expresso.
O artigo foi publicado originalmente em InnovPlantProtect.