UE prepara estratégia pós-2020 para a floresta

Parlamento Europeu defende a necessidade da promoção da sustentabilidade económica, social e ambiental das florestas.

A futura Estratégia da União Europeia para as Florestas será apresentada pela Comissão Europeia no início de 2021 e promete ser ambiciosa, levando em conta o relatório para o período pós-2020 que os eurodeputados aprovaram este mês.

Nas conclusões do Parlamento Europeu foram destacadas várias questões relativas às florestas, como o papel do setor no cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, o êxodo rural e a importância da política agrícola comum, o financiamento das medidas silvícolas e dos programas-quadro de investigação para os meios de subsistência, a prevenção de incêndios e o desenvolvimento da bioeconomia nas zonas rurais.

Aprovado com 462 votos a favor, 176 contra e 59 abstenções, o relatório defende a promoção de uma sustentabilidade económica, social e ambiental, que garanta a continuidade do papel multifuncional das florestas. Até porque as florestas e outros terrenos arborizados cobrem, pelo menos, 43% da superfície da UE e o setor florestal emprega cerca de 500 mil pessoas, diretamente, e 2,6 milhões, indiretamente, sendo que cerca de 60% das florestas da UE são propriedade privada.

Para saber mais e ver os vídeos das intervenções de eurodeputados portugueses no debate, aceda a: https://www.europarl.europa.eu/news/pt/press-room/20201002IPR88442/florestas-ue-deve-promover-sustentabilidade-economica-social-e-ambiental.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.


Publicado

em

, , , ,

por

Etiquetas: