SolidarISA

SolidarISA, fazer a diferença… Grão a Grão

O SolidarISA é um projeto de solidariedade social, criado em 2011, com a iniciativa dos alunos Tomás Coimbra e José Goes, alunos do Instituto Superior de Agronomia. O projeto foi criado então com o intuito de pôr em prática os ensinamentos adquiridos pelos alunos e voluntários durante a formação académica. Estes foram seguidos por outros alunos do Instituto, ao longo dos anos. A partir destes, o projeto contou com centenas de voluntários que fizeram com que o projeto se mantivesse vivo nestes últimos 9 anos e aos quais expressamos um especial agradecimento.

O projeto aproveita os recursos da nossa faculdade para produzir alimentos que posteriormente serão entregues, na sua totalidade, ao Banco Alimentar Contra a Fome.

Volvidos vários meses, o projeto SolidarISA 2020 retorna ao ativo com as mesmas motivações de sempre e com uma necessidade maior ainda de ajudar o Banco Alimentar, em especial neste período tão critico que a nossa sociedade atravessa.

O SolidarISA não ficou indiferente à pandemia, no entanto com o continuo apoio dos nossos patrocinadores: Instituto Superior de Agronomia, Santander, Cerealis, J. Inácio Máquinas Agrícolas, Lda, Lusosem, Deiba, Luís Simões, Magos, AgroInov, Pesnil e Hortícola do Oeste e em concordância com as normas da DGS e do Instituto Superior de Agronomia acreditamos ser possível a execução de mais uma campanha.

Neste momento, o SolidarISA, tendo em conta as necessidades alimentares, procurou aumentar a área explorada e decidiu semear cerca de 4ha de trigo duro variedade celta (para posteriormente ser convertido em massas), 2ha de grão de bico (para ser embalado em seco) e plantar couve lombarda e couve coração numa altura mais invernal. A escolha das variedades das couves foi um consórcio entre a nossa equipa e professores da instituição que alertaram para a situação da diferenciação da altura da colheita. Na altura da primavera iremos plantar couves e cebolas.

A equipa atual é constituída por João Chaveiro, Assunção Núncio, Assunção Côrte-Real, Henrique Renga, Catarina Góis, Bernardo Machado, Pedro Carreira, Francisco Carvalho, Manel Louro, Simão Correia e Gonçalo Carreira, alunos de mestrado e licenciatura de diversas áreas do Instituto Superior de Agronomia. Para além destes, o projeto procura o contributo da comunidade do Instituto, assim com de qualquer pessoa motivada para contribuir para o projeto nos períodos de plantação, mondas e colheitas. Torna-se importante ser um projeto aberto a todos, para que o conheçam e no futuro possam dar continuidade a este projeto, que leva alimentos para a mesa daqueles que mais necessitam.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: