O Research 4 AGRI Committee, do Parlamento Europeu, publicou o estudo intitulado “O Pacto Ecológico Europeu e a PAC: implicações políticas para adaptar as práticas agrícolas e para preservar os recursos naturais da UE”, com reflexão sobre como a Estratégia Do Prado ao Prato, a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, e a sua componente climática, podem influenciar substancialmente a agricultura e a alimentação europeias.
O estudo conclui que a agricultura e as práticas alimentares da UE ainda não estão no bom caminho para cumprir o Pacto Ecológico Europeu, os objetivos e as metas quantitativas relacionadas com o clima, com o ambiente, com a nutrição e com as questões de saúde neste setor.
De acordo com o documento, para inverter estas tendências desfavoráveis, há uma necessidade urgente de reforçar significativamente muitas disposições técnicas da PAC, nomeadamente tornando o cumprimento de metas juridicamente vinculativas e melhorando a sua aplicação, relatórios e monitorização. É também crucial completar os regulamentos da PAC através de uma política alimentar global e coerente, incluindo intervenções centradas em dietas alimentares.
Leia o Estudo aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.