Durante o mês de dezembro de 2021, os proprietários de explorações de suínos devem proceder à submissão da declaração de existências, reportando-se ao primeiro dia desse mês.
A Declaração de Existências de Suínos (DES) poderá ser efetuada diretamente pelo produtor na Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo » Animais, através das entidades reconhecidas nas Salas de Atendimento existentes para o efeito, ou em qualquer departamento dos Serviços Veterinários Regionais.
Os dados referentes às Declarações das Existências serão inseridos na aplicação informática do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA-iDigital) pela entidade recetora, ou diretamente pelo próprio operador, seguindo as instruções constantes no portal da DGAV.
Alerta-se que, face à presente situação de crise decorrente da pandemia COVID-19, se pretender recorrer a uma Entidade reconhecida ou a um dos Serviços Veterinários Regionais, deve fazê-lo privilegiando o contacto por telefone ou email e só deverá deslocar-se presencialmente após confirmação do eventual atendimento pela Entidade, solicitado previamente.
Para mais informações consulte o Manual do utilizador da Declaração de Existências de Suínos disponível na Área Reservada do Portal, ou contacte o IFAP através do endereço de correio eletrónico info.snira@ifap.pt para qualquer esclarecimento adicional.
O artigo foi publicado originalmente em IFAP.