Com vista a acompanhar a evolução do uso da proteção de marcas por titulares portugueses, a nível nacional e internacional, a Inventa lança o “Barómetro Inventa 2021 – Patentes Made in Portugal”:
uma compilação de indicadores relacionados com a evolução do uso da proteção de patentes por requerentes portugueses, entre os anos 2001 e 2020, assim como a aposta na investigação e inovação por parte dos portugueses e das grandes empresas.
Realizado por Vítor Sérgio Moreira, Diogo Antunes e Marisol Cardoso, apresentam-se ainda as principais jurisdições de interesse, os requerentes com maior destaque em 2020 e quais os setores tecnológicos que mais se destacaram em termos de invenções. Este ano destacamos ainda o capítulo “Sete patentes notáveis” com algumas patentes de interesse histórico submetidas, em Portugal e no estrangeiro, por requerentes portugueses.
O barómetro encontra-se dividido pelos seguintes indicadores:
- Estatísticas e Indicadores – 2001 a 2020
- Regiões portuguesas e pedidos de patente
- Pedidos de patente vs. Investigação & Desenvolvimento
- Sete patentes notáveis
- Rankings de 2020 (Portugal)
Dividido em cinco capítulos, o Barómetro Inventa – Patentes Made in Portugal procura medir a evolução do uso do sistema de patentes de origem portuguesa num determinado período de tempo. De forma a dar a conhecer também a posição de Portugal no setor, apresentam-se algumas estatísticas e indicadores significativos sobre a evolução da proteção de invenções por patentes desde os anos 2001 até 2020, submetidos de forma nacional e internacional, por requerentes portugueses.
Os indicadores apresentados visam também identificar soluções tecnológicas e inovadoras portuguesas, as principais jurisdições de interesse para os requerentes portugueses, os requerentes com maior destaque em 2020 e quais os setores que mais se evidenciaram nos últimos anos.
Se na edição de 2020 destacaram-se os pedidos de patente em invenções relacionadas com produtos e processos voltados para a mitigação dos efeitos nas alterações climáticas, as chamadas “tecnologias verdes”, este ano percorremos algumas inovações portuguesas. De 1889 a 2020, encontramos referências exemplares de inovação nacional.
→ Aceda aqui ao Barómetro ←
→ Aceda aqui à sinopse ←
Inventa International divulga Barómetro 2021 “Marcas Made in Portugal”
Inventa International divulga Barómetro 2020 “Patentes Made in Portugal”