lab

Cientistas de Singapura e EUA desenvolvem embalagens que eliminam bactérias

Uma equipa de cientistas da NTU Singapore e Harvard T.H. Chan School of Public Health, nos EUA, desenvolveu um material de embalagem de alimentos “inteligente” que é biodegradável, sustentável e mata micróbios prejudiciais aos seres humanos. Também pode estender a vida útil de frutas frescas em dois a três dias.

A embalagem natural é feita de um tipo de proteína de milho chamada zeína, amido e outros biopolímeros de origem natural, fundidos com um cocktail de compostos antimicrobianos naturais. Estes incluem óleo de tomilho, uma erva comum usada na culinária e ácido cítrico.

Experiências demonstraram que as fibras da embalagem, quando expostas a um aumento de humidade ou enzimas de bactérias nocivas, libertavam compostos antimicrobianos naturais, matando bactérias perigosas comuns que contaminam os alimentos, como E. coli e Listeria, além de fungos.

A embalagem foi projetada para libertar quantidades minúsculas de compostos antimicrobianos apenas em resposta à presença de humidade ou bactérias adicionais. Isso garante que a embalagem possa suportar várias exposições e durar meses.

Fonte: COTHN


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: