Cotações – Frutos Secos e Secados – Informação Semanal – 23 a 29 Novembro 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Mercados de produção

Alfarroba – No Algarve, a oferta de alfarroba “inteira” foi média e a procura também. O escoamento encontra-se regular. A oferta pela alfarroba “grainha” foi suficiente para a procura média. Escoamento regular. A oferta de alfarroba “triturado grosso” foi suficiente para a procura baixa. Boa qualidade do produto. Escoamento fraco devido à concorrência de produto de Espanha e Marrocos. Cotações sem alterações.

Amêndoa – Na região Norte, na área de mercado Douro, o volume de transacções da amêndoa foi idêntico à semana anterior. A oferta equilibrou a procura média/baixa. Cotações sem alterações.

No Algarve, a oferta e a procura foram médias. Concorrência do miolo espanhol, francês e americano, com preços 5.00/5.20 €/Kg. Escoamento fraco. Cotações sem alterações.

Noz – Na Região Norte, na área de mercado Bragança, o volume de transacções foi inferior em cerca de 25% em relação à semana anterior porque a oferta e a procura foram menos acentuadas. A campanha de comercialização encontra-se na fase decrescente. Não se verificaram dificuldades na comercialização deste produto que foi efectuado através dos mesmos circuitos comerciais do ano anterior, uma vez que a procura é superior à oferta. Cotações estáveis. Boa qualidade comercial.

Na área de mercado Mirandela, as transacções deste produto foram inferiores em cerca de 50% à semana anterior porque a oferta e a procura foram menos acentuadas. Não se verificaram dificuldades na comercialização deste produto porque a oferta foi inferior à procura. Cotações estáveis. Boa qualidade comercial.

Pinhão – No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, as cotações mantiveram-se estáveis. A alta valorização do pinhão deve-se ao aumento da procura interna e externa. A oferta foi média/baixa e a procura média/alta. Qualidade excelente.

Mercados abastecedores

Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, MARL – Oferta significativa de frutos secos e secados, tanto de origem nacional como do exterior. A procura melhorou e incidiu na avelã, figos, nozes e pinhão.

Mercado Abastecedor do Porto, MAP – Oferta suficiente de amêndoa, avelã, figo seco, noz e pinhão nacional, figo seco de Espanha, noz importada do Chile e de França, com as cotações a manterem-se estabilizadas.

Todas as cotações aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: