Um bloco de rega projectado para o concelho de Moura com uma área de 10.000 hectares vai ser amputado em 3000 hectares perante os protestos dos autarcas e agricultores.
No passado dia 15 de Dezembro o Ministério da Agricultura divulgou o estudo Regadio 2030 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década, que está em discussão pública até este sábado. O documento prevê um investimento que poderia superar os 2 milhões de euros para instalar 134.000 hectares de novos regadios e a modernização de 72.000 blocos de rega instalados há mais de 40 anos. Mas, após análise ao documento, a Federação Nacional de Regantes (Fenareg) conclui que as verbas previstas para investimento no regadio até 2030 “são insuficientes” e registam uma “redução significativa” face aos anteriores quadros comunitários de apoio.
No documento enviado às várias forças políticas “que não são contra o mundo rural”, a Fenareg calcula que “estão disponíveis 337 milhões de euros” para investir no regadio público, valor que corresponde a “apenas 32% das necessidades de […]