CAP Agricultores

CAP conclui ronda regional em clima de apreensão pelo futuro da Agricultura Portuguesa

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) concluiu hoje a sua ronda de Conselhos Consultivos Regionais, num encontro com os dirigentes associativos da região Centro que evidenciou a preocupação dos agricultores em relação ao futuro do setor.

A iniciativa confirmou nas várias regiões do país um descontentamento generalizado em relação ao nível de execução do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR), que a CAP considera comprometedor para o investimento no setor e para o contributo que a agricultura tem vindo a dar à recuperação da economia nacional. A ronda de encontros regionais evidenciou ainda o descontentamento do setor relativamente ao PEPAC (Plano Estratégico da PAC), que o Governo apresentou recentemente a Bruxelas.

Este Conselho Regional realizou-se em Almeida e contou com o acolhimento por parte do Presidente da Câmara Municipal desta localidade, que reconheceu a importância do setor agrícola para a região e para o país.

Para além das questões relacionadas com o PDR e com a PAC, a Confederação partilhou ainda com os dirigentes associativos da região Centro, um programa de atividades para 2022 que procura retomar um conjunto de ações cujo desenvolvimento foi condicionado pela pandemia.

Esta série de Conselhos Consultivos Regionais contou com a presença do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, e do Secretário-Geral da Confederação, Luís Mira, e incluiu este ano a participação virtual de todo o Departamento Técnico da Confederação.

A ronda de encontros regionais iniciou-se no dia 10 de janeiro, em Elvas, com o Conselho Consultivo do Alto Alentejo, prosseguiu no dia 13 de janeiro, com o Conselho Consultivo Regional do Baixo Alentejo e Algarve, em Mértola, continuou no dia 14 de janeiro, com o Conselho Consultivo do Oeste, no Sobral de Monte Agraço, prosseguiu no dia 17, no Conselho Consultivo do Ribatejo e, posteriormente, no dia 26, na Póvoa do Varzim, no Conselho Consultivo do Entre Douro e Minho, e no dia 27, em Vimioso, com o Conselho Consultivo de Trás-os-Montes.

   Agenda dos Conselhos Consultivos Regionais:

  • 10 janeiro – Conselho Consultivo do Alto Alentejo – Elvas
  • 13 janeiro – Conselho Consultivo do Baixo Alentejo e Algarve – Mértola
  • 14 janeiro – Conselho Consultivo do Oeste – Sobral de Monte Agraço
  • 17 janeiro – Conselho Consultivo do Ribatejo – Torres Novas
  • 26 janeiro – Conselho Consultivo do Entre Douro e Minho – Póvoa do Varzim
  • 27 janeiro – Conselho Consultivo de Trás-os-Montes – Vimioso
  • 28 janeiro – Conselho Consultivo do Centro – Almeida

Temas Centrais dos Conselhos Consultivos Regionais:

  • Atividades e Serviços da CAP e das suas Organizações
  • PEPAC (Plano Estratégico da PAC)
  • PDR – Ponto de Situação
  • PAC – Alterações para 2022

Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: