No âmbito do projeto “Life Landscape Fire”, decorreram, durante a manhã de hoje, sessões práticas de capacitação e credenciação de Técnicos de Fogo Controlado e de Operacionais de Queima, nos terrenos dos baldios de Caparrosinha, União de Freguesias de Caparrosa e Silvares.
Este projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e no terreno estiveram cerca de 30 elementos.
Além dos técnicos do Município de Tondela, participaram nesta ação técnicos dos restantes municípios que integram a CIM, os Bombeiros Voluntários de Tondela, os Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, a GNR e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Esta iniciativa tem como objetivo dotar os agentes de proteção civil de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactos das mesmas.
O fogo controlado permite, em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objetivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. É, ainda, de relevante importância para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos.
O artigo foi publicado originalmente em CM Tondela.