Ecopontos florestais de Viseu alimentam central de biomassa durante três dias

Os dois primeiros ecopontos florestais de Viseu entraram em funcionamento no verão de 2019 em Bodiosa e Barreiros Cepões. Dois anos mais tarde foi inaugurado um terceiro em Côta. Calde deve receber este ano o quarto espaço do género.

Os resíduos florestais e agrícolas armazenados no último ano nos três ecopontos florestais de Viseu já permitiram à central de biomassa do concelho produzir eletricidade durante três dias. Os espaços têm cada vez mais utilização.

O primeiro ecoponto a abrir foi o que fica localizado em Bodiosa, sendo também este o mais procurado. O equipamento, com cinco mil metros quadrados, já encheu por três vezes. Tem sempre a porta aberta.

Empresas de jardinagem e particulares procuram-no para depositar resíduos florestais e agrícolas. No monte, de grandes dimensões, que se encontra no centro do ecoponto, são deixados restos de mato, podas, paletes e até toros de couves.

“Viemos descarregar aqui o lixo das podas. Agora como não se pode queimar dá jeito para depositarmos aqui os resíduos”, disse à TSF Gonçalo Costa, funcionário de uma empresa de jardinagem, após ter realizado mais uma descarga na infraestrutura.

Quando há mais trabalho, a empresa onde este jovem presta serviços chega a fazer uma descarga diária no espaço.

Até à abertura do ecoponto em […]

Continue a ler este artigo na TSF.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: