Investigadoras do InPP assinalam o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 2022 unindo-se no rio Guadiana e alertando: água é vida e milhares de milhões de pessoas nos países pobres ainda não têm acesso a água potável e saneamento.
“Neste ano, o tema do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência (IDWGS, na sigla inglesa) é ‘Water Unites Us’. Neste dia, queremos dar voz a quem não a tem. Alertamo-vos para a falta de condições referentes à água nos países pobres. Em 2030, milhares de milhões de pessoas não terão acesso a condições sanitárias. Juntas, sejamos um agente de mudança!”, declaram as investigadoras do InnovPlantProtect (InPP), acrescentando: “Devíamos preocupar-nos com a água independentemente de ser um ano seco ou húmido. A água tem sido sinónimo de vida para este planeta desde a primeira hora. É por isto que a água nos une.”
O IDWGS é celebrado anualmente em todo o mundo a 11 de fevereiro. As investigadoras do InPP captaram esta fotografia à hora de almoço, a 10 de fevereiro de 2022, junto ao rio Guadiana, um dos maiores que atravessa Portugal. O InPP é uma associação privada sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de soluções bio-inspiradas para a proteção de culturas contra pragas e doenças. Tem sede em Elvas, uma cidade pequena no Interior de Portugal, muito próxima do rio Guadiana e da fronteira com Espanha.
O tema do IDWGS 2022 é “Equidade, Diversidade e Inclusão: A Água Une-nos”, em reconhecimento “do papel das mulheres e raparigas na ciência, não só como beneficiárias, mas também como agentes de mudança, incluindo com vista a acelerar o progresso na conquista do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água Potável e Saneamento)”. De acordo com a organização, “o 11 de fevereiro é celebrado globalmente de formas diferentes, grandes e pequenas”. Esperamos que a nossa humilde ação contribua para as vozes coletivas sobre a Igualdade em Ciência!
O artigo foi publicado originalmente em InnovPlantProtect.