Realiza-se no próximo dia 24 de fevereiro, pelas 21:00 horas, no auditório da EDIA, em Beja, a conferência “Serão os romanos os criadores do latifúndio alentejano? Observações sobre paisagens rurais e dinâmicas históricas”, pelo professor Carlos Fabião.
A conferência resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo e está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul” e é de entrada livre.
Este novo ciclo pretende, convocando a história, antropologia, sociologia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.
Nesta conferência pretende-se falar sobre algumas das alterações trazidas pelos romanos a este território, incidindo sobre a transformação dos campos, da sua propriedade e modos de exploração.
Abordando as alterações na estrutura fundiária, nas práticas agrícolas e na estratificação social, bem como a sua eventual persistência no tempo, tentar-se-á dar resposta à questão do título da conferência: Serão os romanos os criadores do latifúndio alentejano?
A entrada é livre, condicionada à capacidade do auditório, mas poderá reservar o seu lugar através dos seguintes canais: museusembrano@cm-beja.pt ou 964934162 (neste caso, só de 2ª a 6ª, entre as 08.30-12.30 e 14.15-15.45).
A conferência terá transmissão em direto no canal Youtube da EDIA em https://www.youtube.com/c/AlquevaEDIA.