No dia 21 de fevereiro, a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre irá receber um Workshop subordinado ao tema “Melhorar a poda do olival”. Contará com a participação do investigador, António Manuel Cordeiro do departamento de Olivicultura do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – pólo de Elvas e com o docente da ESAE, Francisco Mondragão Rodrigues.
Durante o período da manhã, os trabalhos decorrerão no Auditório Nuno de Oliveira. Ao início da tarde, haverá uma deslocação a um olival onde todos os participantes terão a oportunidade de ver uma demonstração de poda manual.
Este workshop insere-se no âmbito do projeto “Apoio à gestão de olivais e à certificação de material vegetativo de variedades de oliveira nacionais”/GESCERTOLIVE liderado pela Universidade de Évora e na qual o Instituto Politécnico de Portalegre é a entidade parceira.
O GESCERTOLIVE visa disseminar resultados de projetos de I&D, promovendo a transferência para o setor produtivo do conhecimento adquirido sobre propagação da oliveira e técnicas de condução sustentável de olivais, e, de igual modo, disponibilizando técnicas expeditas, fiáveis e económicas, de rastreabilidade varietal e sanitária das plantas e do azeite, para que possam ser utilizadas pelos produtores, viveiristas e serviços oficiais de certificação.