As exportações dos Vinhos do Alentejo atingiram recordes no ano passado, com crescimentos de 17,5% em valor, com vendas de 69,4 milhões de euros, e de 11,6% em volume, com 19,7 milhões de litros vendidos no estrangeiro.
Os dados foram divulgados hoje pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), cujo presidente, Francisco Mateus, enalteceu os produtores da região, que mostraram “a sua capacidade exportadora” e valorizaram “cada litro de vinho vendido”.
“Em 2021, estabilizámos a tendência de quebra em Angola e aumentámos as vendas em 11 dos 15 principais destinos do Alentejo, sinais que nos deixam muito expectantes com o futuro das exportações de vinho do Alentejo”, salientou ainda Francisco Mateus.
Segundo os números da CVRA, no ano passado, o preço médio dos vinhos da região “subiu 5,3% e atingiu o valor mais elevado dos últimos cinco anos”, cifrando-se nos 3,52 euros por litro, tendo o Brasil, Suíça, Reino Unido, Polónia e Alemanha sido os principais destinos responsáveis pelo crescimento da exportação.
Vinhos do Alentejo batem recorde de exportação em 2021 com mais 17,5% em valor e 11,6% em volume