Investigadores da Universidade da Califórnia (Davis, EUA) identificaram um novo gene no trigo que pode aumentar a produção de grãos. A descoberta pode ajudar os agricultores a produzir mais trigo sem aumentar a área plantada e sem utilizar recursos adicionais.
Os investigadores identificaram o gene WAPO1 que controla o número máximo de grãos numa espiga de trigo. Este é um dos primeiros genes de trigo descobertos que afetam o rendimento das culturas. A reprodução do gene benéfico em plantas atrasa a formação completa da espiga, permintindo espaço para que mais grãos cresçam em cada espiga.
Os investigadores descobriram que o WAPO1 está presente em trigos para pão, não em trigos para massas. Mas ao introduzir a variante genética benéfica nas variedades de massa de trigo, os produtores o rendimento dessas culturas pode ser aumentado em 4-5%. Como explica Jorge Dubcovsky, professor de ciências das plantas que liderou a investigação, “temos uma população humana crescente que gosta de comer todos os dias (…) Precisamos de produzir mais trigo no mesmo espaço, portanto precisamos de plantas que sejam mais produtivas.”
Descrevendo esta descoberta como “um importante passo à frente”, o investigador destacou a importância de “desenvolver marcadores moleculares para selecionar a forma de esse gene produzir um rendimento maior”.
Mais informações aqui.
O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.