Muito mais do que a expressão de uma atividade agrícola “Como Alimentar o Planeta?” é o tema em reflexão na 38ª Ovibeja
Inovação é sinónimo de partilha e de cooperação
A 38ª Ovibeja, a decorrer de 21 a 25 de Abril, vai ser uma edição ímpar. É muita a expectativa de juntar os amigos, de estar e brindar à presença de todos e de cada um, de retomar as atividades sociais, culturais, comerciais. Mas, ao acontecer sob o signo da guerra, assume também uma postura a favor da paz. Porque, a Ovibeja é um evento onde todos são importantes, onde a diferença acrescenta valor, onde a reflexão e o debate significam construção de conhecimento, onde a inovação é sinónimo de partilha e de cooperação. O tema principal da feira “Como Alimentar o Planeta?” assume por essa razão contornos ainda mais relevantes sobre equidade, soberania alimentar, produção agrícola, proteção ambiental, biodiversidade, revelados numa exposição interativa e em diversos colóquios.
Com várias iniciativas em desenvolvimento, a 38ª Ovibeja é um evento plural que este ano está a receber, a esta altura do ano, muitos mais expositores que em edições anteriores. Está também a receber, até 25 de Março, amostras de azeites dos vários países produtores, ao 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.
Com largos milhares de visitantes por edição, a Ovibeja conta anualmente com mais de 1000 expositores, distribuídos por diversos setores de atividade, em pavilhões temáticos, numa área de 10 hectares do Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja.
É uma feira da terra e é da terra que provêm produtos agro-alimentares, como queijos, enchidos, presunto, doces regionais e conventuais, vinhos, azeites, pão, azeitonas e mel, entre muitos outros paladares e aromas que enchem um Pavilhão inteiro, que junta famílias e amigos em conversas saboreadas à mesa. Além deste espaço, a Ovibeja conta ainda com uma zona de restaurantes de carnes certificadas de todo o país.
A oferta do evento inclui ainda concursos, exposições de gado, demonstrações equestres, comércio, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais. E uma vasta programação cultural com espetáculos e concertos, onde se destacam as famosas “ovinoites” que atraem milhares de jovens ao recinto da feira. Blaya, Pedro Abrunhosa, Paula Fernandes são apenas alguns dos irrecusáveis pretextos para juntar os amigos e rumar a Beja. A 21 atuam a Banda de Música da Força Aérea, Tunas e o DJ Christian F. A 22 o palco é de Blaya e do DJ Rob Willow. A 23 de Abril os holofotes vão para Pedro Abrunhosa, seguido da DJ Ana Isabel arroja. A última noite da Ovibeja é entregue a Paula Fernandes e ao DJ Nuno Luz.
Com o programa em construção em www.ovibeja.pt, a 38ª Ovibeja é um evento que faz acontecer “Todo o Alentejo deste Mundo!”.