Devido à associação do setor florestal na Rússia e Bielorrússia com o conflito armado, nenhum material certificado pelo FSC ou madeira controlada desses países, poderá ser comercializado.
Ao longo dos 27 anos da história do FSC, valores de respeito, diálogo e consenso têm motivado decisões participadas que são implementadas em conjunto com os membros e Partes Interessadas do FSC no terreno. Estes são os valores que permitem uma gestão florestal responsável em todo o mundo e protegem as pessoas que estão intrinsecamente ligadas às florestas.
A situação de conflito armado obriga-nos a tomar uma posição e a agir de acordo com a nossa missão, pelo que partilhamos a decisão do FSC sobre o material florestal certificado proveniente da Rússia e da Bielorrússia.
Declaração:
Devido à associação do setor florestal na Rússia e Bielorrússia com o conflito armado, nenhum material certificado pelo FSC ou madeira controlada desses países, poderá ser comercializado.
O FSC continua profundamente preocupado com a agressiva invasão da Rússia à Ucrânia e está solidário com todas as vítimas desta violência. Com total comprometimento com a missão e Normas do FSC, e após uma análise profunda do potencial impacto da retirada da certificação, a Direcção do FSC Internacional, concordou em suspender todos os certificados que permitem a comercialização na Rússia e na Bielorrússia e bloquear todas as fontes de madeira controlada dos dois países.
Isso significa que madeira e produtos florestais provenientes da Rússia e da Bielorrússia não podem ser usados em produtos FSC ou vendidos como certificados FSC, em qualquer lugar do mundo, enquanto o conflito armado continuar.
O FSC continuará a acompanhar de perto a situação e caso necessário, tomará medidas adicionais para proteger a integridade do sistema.
“Todos os nossos pensamentos estão com a Ucrânia e o seu povo, e compartilhamos as mesmas esperanças de um retorno à paz. Também expressamos a nossa simpatia pelas pessoas na Bielorrússia e na Rússia que não querem esta guerra”, refere o Diretor-geral do FSC, Kim Carstensen.
Para continuar a proteger as florestas na Rússia, o FSC permitirá aos Titulares de Certificado de gestão florestal a opção de manter a certificação FSC de gestão florestal, mas sem permissão para comercializar ou vender madeira certificada pelo FSC.
Kim Carstensen acrescenta: “Devemos agir contra a agressão; ao mesmo tempo devemos cumprir com a nossa missão de proteger as florestas. Acreditamos que terminar todo o comércio de materiais certificados e controlados pelo FSC, e simultaneamente, manter a opção de gerir as florestas de acordo com as Normas do FSC, atende a essas duas necessidades.”
Notas:
- Na passada semana, a ASI anunciou o término dos certificados de acreditação na Bielorrússia devido à não conformidade com os principais requisitos de trabalho do FSC e aos riscos à segurança das pessoas envolvidas nas auditorias.
- Esta decisão torna-se efectiva 30 dias após a publicação da revisão das Avaliações de Risco de Madeira Controlada para a Rússia e a Bielorrússia, prevista para hoje.
- Um documento de perguntas e respostas está a ser preparado e que será publicado amanhã no website do FSC Internacional em: https://fsc.org/en/fscs-position-on-russias-war-on-ukraine
Aceda à declaração original do FSC Internacional em: No FSC material from Russia and Belarus until the invasion ends | Forest Stewardship Council