cim viseu dao lafoes

Enoturismo do Dão capacitado com projeto inédito e integrado de 400 mil euros

CIM Viseu Dão Lafões, em articulação com diversos players – Turismo de Portugal, AHRESP, Viniportugal e Comissão Vitivinícola Regional do Dão – implementa iniciativa conjunta de valorização do Enoturismo do Dão. Paralelamente, o programa Best Wine Selection certifica e qualifica agentes da região, impactando toda a fileira do vinho e turismo associado.

O projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão”, uma iniciativa conjunta inédita para o setor do vinho, promovida pela CIM Viseu Dão Lafões, em articulação com o Turismo de Portugal, a AHRESP, a Viseu Marca e Comissão Vitivinícola Regional do Dão, foi esta quinta-feira apresentado em plena BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O projeto está orçado em 400 mil euros e surge como um instrumento crucial para capacitação de operadores e valorização de toda a oferta turística da região Viseu Dão Lafões.

“Os vinhos do Dão são mais uma alavanca para o desenvolvimento turístico da região. É crucial estruturar este produto e transformá-lo em oferta de excelência. Por isso integrámos as valências de todos os parceiros, com o objetivo de capacitar os nossos agentes”, afirmou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, em evento realizado em pleno stand desta Comunidade Intermunicipal.

O projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão”, uma candidatura aprovada pelo Turismo de Portugal, veio possibilitar a implementação de uma série de recursos (levantamento e identificação de serviços; modelo de gestão; estrutura de resposta; comunicação, promoção e venda) tendo em vista “gerar valor a partir do recurso vinho”. O programa de ações, explicou Carlos Martins, gestor do projeto, estará concluído até outubro.

Paralelamente está em curso o programa “Best Wine Selection”, uma iniciativa específica para a capacitação e certificação de operadores ligados ao Enoturismo. Como explicaram Jorge Loureiro e Susana Leitão (da AHRESP), acompanhados por Sónia Vieira (Viniportugal), importa “tratar bem o vinho”. “A qualidade do serviço é fundamental para a melhor experiência”. Este programa pretende, assim, refletir-se na melhoria da oferta para os consumidores, através de um processo de melhoria continua oferecido às empresas (restaurantes, operadores de enoturismo, etc.).

Cumprido este programa, os agentes têm acesso à certificação e utilização da marca Best Wine Selection, valorizando serviços, reputação, bem como toda a fileira do vinho da região do Dão e turismo associado.

CIM VISEU DÃO LAFÕES NA BTL.

A CIM Viseu Dão Lafões está a desenvolver uma presença pioneira na BTL. A região viajou até à capital para dar a conhecer os grandes atributos da região de Viseu, naquela que é a primeira presença una e integrada dos seus 14 municípios na BTL, através de um inédito stand próprio e todo um programa de atividades associado.

Até 20 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, um só stand será palco de dezenas de momentos de animação musical, degustação de sabores regionais e provas de vinhos do Dão, apresentação de produtos autênticos, eventos e propostas culturais e de património. Tudo com um selo de excelência: Viseu Dão Lafões.

Esta participação inédita contempla o best of de atributos da região de Viseu Dão Lafões: um destino com propostas à medida dos amantes do universo mais zen mas também dos amantes da adrenalina e aventura. Viseu Dão Lafões irá apresentar-se como a região do país onde, sem a confusão das grandes cidades, é possível viajar em busca da adrenalina e agitação, mas também encontrar o lugar perfeito para um retiro.

Turismo de natureza; gastronomia e vinhos; cultura e património e saúde e bem-estar serão os eixos de ativação e comunicação desta presença pioneira na BTL, no pavilhão 2.


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